Um vídeo que reúne Dandara dos Palmares, Luiz Gama, Carmen Miranda, Clarice Lispector, Machado de Assis, Tarsila do Amaral, Getúlio Vargas, Cartola, Monteiro Lobato e Carlos Drummond de Andrade, entre outas personalidades, sorrindo viralizou nas redes sociais nos últimos dias, com mais de 900 mil visualizações no Instagram e TikTok, sem contar o compartilhamento pelo WhatsApp.
Criada com Inteligência Artificial, a homenagem foi feita pela StreamShop, startup brasileira especializada em live commerce, a partir de imagens históricas. A ideia foi “furar a bolha” com uma propaganda altamente compartilhável com os verdadeiros influenciadores do Brasil, além de mostrar que é possível criar vídeos para e-commerce ou campanhas a partir das fotos existentes.
“O vídeo tomou uma repercussão maior do que a gente esperava. Essa é uma forma diferente de humanizar a Inteligência Artificial. Uma das coisas que a gente fala é que um vídeo hoje vale muito mais do que muitas imagens”, diz Marcio Machado, fundador da StreamShop.
Com cenário predominantemente estático, a maioria das lojas virtuais ainda depende exclusivamente de fotos para apresentar produtos, assim como o Instagram era baseado em imagens há alguns anos. “Hoje o Instagram é quase 100% vídeo. Já no e-commerce é tudo foto, talvez pela dificuldade que ainda existia de produção de vídeo. E aí que a tecnologia traz essa facilidade”, comenta.
Machado destaca que o usuário não passou pelo Instagram, por exemplo, pode perder um vídeo que poderia impactar sua decisão de compra. As marcas precisam levar essa inovação para dentro do e-commerce. Virou aquela coisa ‘eu coloco no Instagram’. Se o consumidor for direto ao site, sem passar pela rede social, ele não viu esse vídeo”, explica.
Alternativa à live commerce
A StreamShop é especializada em live commerce, que tem como um dos grandes diferenciais a interatividade: a audiência pode reagir e interagir em tempo real, gerando um engajamento instantâneo e maior conexão com a marca. “Quando produzimos uma live, não é só a tecnologia. Temos a produção envolvida, o roteiro, o apresentador e uma equipe para aquele evento, que é ao vivo”, explica.
Por toda essa complexidade, Machado comenta que as live commerce ficaram restritas a eventos pontuais. “A marca não vai fazer live toda semana. Ela vai escolher datas específicas para fazer essas ativações”, diz.
Apesar de ainda pouco utilizados, os vídeos de produtos nos e-commerce surgem como uma alternativa para manter uma comunicação contínua com os clientes. “Esse é um produto que está crescendo com uma velocidade grande. A ideia é democratizar para que as marcas consigam fazer a produção desses vídeos no início, a partir de fotos”, afirma.
Uma das principais vantagens é o maior engajamento do consumidor, que pode acessar os produtos exibidos de forma imediata enquanto assiste ao conteúdo. Com a tecnologia, a empresa pode recomendar vídeos e ofertas personalizadas, seguindo uma lógica semelhante ao algoritmo das redes sociais.
O alto volume de interações do vídeo com as personalidades mostra o poder dessa interação. Além de comentários e compartilhamentos, muitos espectadores indicaram outros personagens e artistas históricos, como Chiquinha Gonzaga, Cora Coralina, Gimarães Rosa e Oswaldo Cruz.
Imagens: Reprodução