Em dez anos de Projetos de Consultoria, tivemos a oportunidade de passar pelos mais variados tipos e tamanhos de clientes. Clientes de empresas familiares onde todos trabalhavam, até empresas enormes, nacionais ou não, onde tínhamos mais de quatro níveis de diretores. Todos esses clientes tiveram projetos entregues com qualidade e a certeza de dever cumprido. E sempre nos perguntamos: o que será que fazemos de diferente? Nós não somos apenas gestores de Projetos Certificados – fazemos a GESTÃO das EQUIPES do projeto.
Atualmente, as pessoas se relacionam com suas equipes através de horas de reuniões, troca de e-mails que não acaba mais, e, mais recentemente, usamos nossos telefones para passar uma infinidade de mensagens. Mas uma coisa nunca saiu de moda: fazer uma gestão de projeto por meio de sua equipe.
Técnicas de gestão e certificados, temos alguns necessários e reconhecidos, entre eles, o Project Management Professional (PMP), que utiliza a metodologia do Project Management Institute (PMI), com métodos e padrões para gestão de projetos bastante eficazes. Cada etapa desta metodologia busca trazer uma visão dos prazos e cronogramas planejados e executados, curvas e simulações de cumprimentos de metas e prazos estabelecidos, documentação completa de quaisquer modificações de escopo de projetos, medição da qualidade das entregas, custos envolvidos, plano de comunicação, matriz e gestão de riscos, entre outros. Sopa de letrinhas e templates muito úteis. Este certificado é reconhecido mundialmente e precisamos, SIM, ter profissionais assim qualificados.
Por outro lado, nenhuma metodologia ensina o ser humano a manter relações produtivas e eficazes ao longo de um projeto com sua equipe. Cobrar é fácil? Desenhar apresentações lindas, podemos aprender em cursos. E como manter uma equipe unida e motivada a dar o seu melhor num projeto? Como ultrapassar as dificuldades individuais de uma equipe? Como transformar obstáculos das organizações em oportunidades de crescimento em grupo? Esse é o grande segredo do sucesso de uma equipe de projeto e de sua Gestão.
Em todos os projetos em que atuamos, o segredo é ter um gestor de equipe que consiga:
-Planejar em conjunto e captar compromisso de entregas com qualidade
-Ensinar técnicas e métodos com velocidade de aprendizado para a equipe
-Dividir responsabilidades e deixar bem claros os papéis de cada um
-Fazer junto com a equipe sempre que for necessário
-Elogiar nas horas certas e “puxar a orelha”, corrigindo rumos
-Ser transparente sem perder o respeito
-Ser exemplo
-Fazer o que ama e demonstrar isso
Na prática, temos que ir atrás das discussões e reuniões que promovam a construção do projeto em nossos clientes. Costumamos dizer para “levantar a bunda da cadeira” e resolver. Mesmo que a resolução tenha que passar por políticas internas, várias etapas, repetições dos mesmos conceitos, vários níveis hierárquicos. Vale a pena!
Não teremos alcançado o sucesso esperado com um gerente de Projeto que apenas esconde-se atrás de um email ou de uma postura de delegação de atividades ou como costumamos chamar de “delargações” (delegar atividades sem acompanhamento ou orientação), e, ainda, mostrar em gráficos e tabelas que o projeto está dentro ou fora de um prazo estipulado.
Mostrar o andamento do projeto é importante e necessário, porém, mais importante é fazer acontecer. Com qualidade e equipe!
Giuliana Grinover (giuliana.grinover@agrconsultores.com.br) é sócia e head da Consultoria GS&AGR