Ikea faz teste de vendas por meio de terceiros pela primeira vez

IKEA

A IKEA começou a vender seus produtos na plataforma de comércio eletrônico chinesa Tmall, da Alibaba. Essa é a primeira vez que o maior varejista de móveis do mundo comercializa seus produtos por meio de terceiros em seus 77 anos de história.

A medida visa atingir mais compradores em um país em que os consumidores preferem plataformas online multimarcas – e também ocorre quando a China enfrenta um surto de coronavírus que levou a IKEA a fechar temporariamente suas 30 lojas no final de janeiro.

A IKEA disse que viu sua loja virtual em Tmall – inicialmente um teste de seis meses nas províncias da costa leste de Jiangsu, Zhejiang e Anhui e na cidade de Xangai – como um complemento para suas próprias lojas, loja online e aplicativo de compras.

“Vemos isso como uma boa oportunidade de se tornar acessível para muitos outros na China, especialmente à luz da aparência do ambiente digital chinês”, disse à Reuters Tolga Oncu, chefe de varejo da Ingka, dona da maioria das lojas da IKEA em todo o mundo.

“Estamos testando isso para ver ‘como isso afeta nossa marca, como isso afeta nossa infraestrutura, nossas próprias lojas e comércio eletrônico, alcançamos novos segmentos e, claro, também como será o resultado’, ”Ele disse em uma entrevista.

O julgamento marca outra tentativa de se adaptar às mudanças rápidas nos padrões de compra do grupo, que até uma década atrás quase dependia apenas de suas gigantescas lojas de fora da cidade.

Para se tornar mais acessível, a IKEA investiu pesadamente na expansão on-line e em novos canais de vendas. Agora está lançando um novo aplicativo para compra, bem como formatos de lojas no centro da cidade.

Se o teste for bem-sucedido, a IKEA pretende lançar a loja Tmall em mais partes da China. Mas atualmente não há planos de vender através de terceiros em outros mercados, disse Jon Abrahamsson Ring, CEO da Inter IKEA, proprietária da marca.

“Em outros mercados, existem outras condições. Portanto, não vemos isso como um ponto de partida para uma implantação completa ou um compromisso total com esse tipo de canal ”, disse Abrahamsson Ring.

A empresa vê a China como um importante mercado em crescimento. A loja em Tmall oferecerá cerca de 3.800 dos cerca de 9.500 produtos da IKEA, além de serviços disponíveis em seus próprios canais de vendas, como entrega e montagem.

A IKEA tem 30 lojas grandes e mais três outras lojas na China, todas fechadas em 30 de janeiro devido ao surto de coronavírus que trancou grandes partes da China, estimulando a mudança para entrega em domicílio, enquanto as pessoas se afastam dos shoppings e como as pessoas em quarentena passam muito mais tempo em casa.

A empresa disse que na segunda-feira reabriu 16 de suas unidades e planeja reabrir outras 12 na quarta-feira, enquanto a China diminui as restrições de viagens e atividades públicas em meio a uma queda nos novos números de infecções.

“A IKEA é a principal varejista de artigos para o lar do mundo e amada por muitos consumidores chineses”, disse Jiang Fan, presidente da Tmall e Taobao no Alibaba Group.

“É realmente emocionante para nós ajudar a IKEA a explorar canais on-line e permitir que mais consumidores chineses comprem produtos da IKEA com maior comodidade.”

Com informações do portal Reuters
* Imagem reprodução

Sair da versão mobile