O brasileiro Thomas Zabala será o novo CFO da Kraft Heinz no México, um dos países foco para crescimento nos próximos 10 anos e considerado estratégico para o plano de expansão da companhia nos países da América Latina.
Formado em engenharia de produção pela USP, Zabala começou sua carreira na Kraft Heinz em 2014, ainda como estagiário no Brasil e passou por diversos cargos dentro da área de finanças. Seu último cargo foi de CFO das operações de Caricam, atuando como responsável por mais de 30 países da Centro América e Caribe, baseado na Costa Rica.
Zabala terá um olhar baseado em dados para avançar com a transformação focada na geração de valor sustentável no longo prazo dentro da sua nova unidade de negócios.
“Desenvolver ferramentas e estimular o pensamento de transformação digital entre as equipes é fundamental para agregar valor ao negócio de forma acelerada. Quero, daqui alguns anos, olhar para trás e ver que deixei um legado em um momento importante na expansão dos mercados emergentes da companhia”, afirma.
O executivo deve focar no crescimento do negócio apoiado pela automatização, simplificação e parceria por meio da centralização dos trackers comerciais. Segundo Zabala, obter, interpretar e transformar os dados em insights será essencial para a tomada de decisões referentes ao posicionamento do portfólio atual, desenvolvimento das inovações e a forma de chegar ao cliente final em todos os canais (do tradicional ao e-commerce).
Com um estilo de gestão focado em pessoas, Zabala pretende integrar s times do escritório administrativo na Cidade do México e da planta industrial em Guadalajara.
“Um dos meus grandes desafios nos próximos anos está relacionado a criação de uma base sustentável de crescimento para o negócio. Ainda estou conhecendo o mercado mexicano e já senti que tenho uma oportunidade muito grande de entender, com a minha visão de fora, o que está sendo feito e replicar com boas práticas do que ajudei a executar nos últimos anos. Por isso, minha motivação agora é focar no meu time, processos base e no digital para tirar do papel as estratégias desse meu novo país”, destaca Zabala.
Com 700 colaboradores no país, a operação mexicana é a segunda maior unidade operacional latino-americana da Kraft Heinz, atrás apenas da do Brasil.
Imagem: Divulgação