Após tarifas, Temu deixa posto de aplicativo de compras número 1 na Apple Store

Tanto a Temu como a marca de moda Shein foram as mais atingidas pela recentes decisões de Trump

A Temu tem sido o principal aplicativo de compras gratuitas na Apple Store dos EUA há dois anos, em parte graças aos seus gastos agressivos com publicidade. Todavia, depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, aumentou as já pesadas tarifas sobre a China esta semana, a classificação do Temu começou a cair, recuando para o 5º lugar nesta sexta-feira.

Tanto a Temu, de propriedade da matriz chinesa PDD Holdings, como a marca de moda Shein, foram as mais atingidas pela eliminação de Trump de uma cláusula comercial popular para importações da China.

O fim do chamado de minimis, que permitia que embalagens avaliadas em US$ 800 ou menos entrassem nos EUA com isenção de impostos, mais as novas tarifas de Trump (já em 125%), agora significa que os produtos da Temu e da Shein enviados da China estão sujeitos a uma tarifa média de 145%, o que deve obliterar qualquer vantagem de preço sobre os rivais.

Juozas Kaziukenas, um analista de comércio eletrônico, acredita que a Temu desativou a publicidade após os anúncios de tarifas. “Eles não estão caindo em outros países”, disse ele.

A Temu viu seus downloads caírem 41% no primeiro trimestre, de acordo com a empresa de inteligência de mercado Sensor Tower.

Temu é 4º maior e-commerce do Brasil, superando Shein e Magalu

A Temu registrou mais de 151 milhões de acessos em fevereiro, alcançando o melhor desempenho mensal da marca até o momento. Com isso, o e-commerce conquistou a quarta posição entre as maiores plataformas de comércio digital do país, superando grandes nomes como Shein (7ª posição), Magalu (9ª posição) e AliExpress (10ª posição).

Os dados, extraídos do Relatório dos Setores de Fevereiro da Conversion, mostram que a Temu obteve aproximadamente 77 milhões de acessos a mais que o AliExpress.

Chegando ao Brasil em maio de 2024 e já figurando no top 10 dos maiores e-commerces do país, a Temu superou quase todas as concorrentes asiáticas, ficando atrás apenas da Shopee, que ocupa a 2ª posição no ranking. O Mercado Livre lidera o topo, enquanto a Amazon ocupa a terceira posição.

Com informações de Dow Jones Newswires.
Imagem: Shutterstock
Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist