Soluções integradas em ações omnichannel

Sem tempo a perder: Varejistas da América Latina buscam soluções integradas e de retorno rápido para acelerar suas ações omnichannel

Por Oracle Brasil*

É impossível falar em um mercado latino-americano de varejo, como se todas as empresas da região, em todos os países, estivessem em um mesmo grau de evolução. Por outro lado, essa heterogeneidade oferece a possibilidade de uma intensa troca de experiências entre varejistas de diferentes setores e países.

Para Carlos Victoria, vice presidente da Oracle Retail para a América Latina, embora os cenários sejam muito diferentes em países como Brasil, México, Chile e Bolívia, existem muitos pontos em comum. “Os varejistas latinos têm desafios a superar, por exemplo, na otimização dos estoques e na previsão de demanda, que são questões básicas, mas continuam oferecendo oportunidades de aumento de eficiência”, afirma.

O crescimento do e-commerce e sua integração aos demais canais de venda também vem abrindo oportunidades de negócios, tanto para a Oracle Retail quanto para o varejo que capacita seu pessoal e modifica processos para acompanhar as expectativas dos consumidores.

“Temos percebido um interesse cada vez maior pelas nossas soluções de e-commerce, como parte de um movimento do varejo de gerar receitas e, principalmente, ampliar a base de contato com os clientes”, diz Victoria. “Nos últimos dois anos o omnichannel se tornou relevante em todo o mundo e, pelas referências que já temos em nível mundial, os clientes solicitam suporte para que possamos ajudá-los a amadurecer esse ciclo e capitalizar muito mais rapidamente seus benefícios”, explica. É um pouco míope para ver o e-commerce como um canal a mais para gerar novas receitas. Os melhores exemplos são aqueles que entendem que o comércio eletrônico e os aplicativos móveis são um ponto adicional de contato, omnichannel, para manter de uma forma integrada a experiência do consumidor com a loja e, finalmente, a coisa mais importante é atrair o cliente para a loja física para completar sua experiência e sua compra. Está comprovado que o cliente que interage através de diferentes canais e dirige-se a loja física é um cliente cujo ticket médio é mais elevado que a média. Um cliente que inicia sua interação online ou em um aplicativo e conclui a transação na loja física, acaba de adicionando outros itens da loja física. A chave está em como atrair o cliente para a loja física. A Oracle Retail através da ciência e tecnologia pode ajudar varejistas a compreender melhor esse cliente, possibilitando a geração de promoções e ações concretas e personalizadas que atraem o cliente de volta para a loja física.

A necessidade de aumentar a velocidade na implementação e obtenção de resultados para otimizar o retorno sobre os investimentos tem provocado transformações nas soluções e na abordagem ao mercado. “Hoje nossas soluções têm como foco questões práticas e concretas, para que o varejista implemente e obtenha um ROI mais interessante”, diz o executivo. Essa é uma abordagem que adota ciclos mais curtos de implementação das soluções, permitindo que os resultados sejam atingidos mais rapidamente, o que é mais atrativo para os acionistas.

Um exemplo são os programas de fidelidade, que foi considerado uma grande oportunidade para o varejo, até hoje trouxe poucos resultados palpáveis. “Isso porque o foco dos nossos concorrentes estava em transformar completamente a empresa, trazendo grandes soluções monolíticas de CRM, sem se preocupar com a estratégia do varejo. Para que a empresa desejava ter um programa de fidelidade? Com que objetivo? Isso não costumava ser perguntado”, lembra Victoria. “Nossa abordagem, que é mais consultiva, procura entender o que o varejo pretende com o programa de fidelidade para somente a partir daí construir a solução ideal. O resultado é que as empresas têm encontrado formas de fazer com que seus programas sejam mais atrativos para os consumidores, que percebem essa atenção personalizada e relevante e retornam ao ponto de venda para comprar mais. Ao trabalharmos alinhados ao varejo, criamos soluções que solidificam seu relacionamento com os clientes e aceleram o retorno sobre os investimentos”, explica o executivo. Para acelerar o ROI dos clientes, a Oracle Retail tem investido em tecnologia, em insindo ciência em suas soluções para varejistas. “A ideia é prover soluções que se baseiam em análises científicas da informação e que mediante alertas e exceções ofereçam suporte sólido as decisões que devem ser tomadas por executivos, de uma maneira relativamente simples mas robusta. ”.

O foco da Oracle Retail no mercado de varejo traduz-se em soluções que endereçam importantes frentes na gestão do negócio, principalmente na era do commerce anywhere.  São soluções para Ponto de Serviço (POS), big data y analytics aplicado ao varejo, e-commerce, planejamento e otimização, cadeia de suprimento, gestão de mercadorias, prevenção de perdas e customer engagement. Durante a NRF Big Show, em janeiro em Nova York, lançamos diversas soluções baseadas em nuvem, escaláveis e integradas, para que o varejo se preocupe não com a tecnologia em si, e sim com o que pode extrair dela. Estas soluções serão demonstradas nos eventos que participaremos em diversos países na América Latina.”, completa Victoria.

*A Oracle Retail é a divisão da Oracle focada em soluções para especializadas para o mercado de varejo.

Redação

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