Com as restrições de funcionamento a lojas físicas por medidas de isolamento social, muitos consumidores migraram para os canais digitais de vendas. A entrega de encomendas com prazos cada mais curtos tem sido uma das grandes apostas entre as maiores empresas de e-commerce no país. Um dia depois da gigante AliExpress, do Grupo Alibaba, anunciar entregas de compras internacionais em até 12 dias na cidade de São Paulo, a Amazon informou que as entregas de mercadorias dos Estados Unidos serão feitas em até duas semanas.
Segundo reportagem publicada na Folha de S.Paulo, a Amazon anunciou também uma modalidade de frete gratuito para compras internacionais a assinantes do serviço Prime, que cobra R$ 9,90 para acesso a catálogo de filmes, música e frete gratuito. Na nova divisão de compras internacionais, o valor final dos itens já incluirá as tributações de importação.
A divisão de compras internacionais terá produtos das categorias de casa e cozinha, música, eletrônicos, beleza, informática e moda. Segundo Tiago Abel, líder de operações de varejo no País, a empresa criou uma tecnologia que conecta os centros de distribuição brasileiros com a operação americana, o que permitiu reduzir os prazos de entrega em 40%. Alguns produtos já estarão disponíveis para pronta-entrega no país, com prazo de dois dias ou entrega no mesmo dia com uma taxa extra para consumidores do centro expandido de São Paulo.
Entrega em 12 dias
Na AliExpress, a entrega em até 12 dias é feita pelo método “AliExpress Standard Shipping”, uma das modalidades de frete oferecidas pelo marketplace, que pode ou não ser gratuita, de acordo com o produto escolhido.
Para cumprir o prazo de até 12 dias, a empresa opera quatro voos fretados para o Brasil e integra prestadores de serviços logísticos. Após a compra, o usuário poderá rastrear online o deslocamento de sua encomenda desde o envio pelo vendedor, no exterior, até a chegada na porta de sua casa.
Imagem: Divulgação