Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Caixa Seguridade tem lucro líquido recorrente de R$ 820,1 milhões no 1º trimestre, alta de 47,2%

As receitas operacionais da holding foram de R$ 1,086 bilhão, volume também recorde e 54,9% maior que o do mesmo intervalo de 2022

Redação de Redação
11 de maio de 2023
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Caixa Seguridade

A Caixa Seguridade, holding de seguros, previdência e capitalização da Caixa Econômica Federal (CEF), registrou lucro líquido recorrente de R$ 820,1 milhões no primeiro trimestre deste ano, número 47,2% maior que o do mesmo período do ano passado. Em relação ao quarto trimestre de 2022, houve alta de 8,9%, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira, 10.

O lucro recorrente, que foi o maior da história da companhia, exclui do resultado o impacto do recebimento dos recursos referente às vendas das participações da companhia na CNP Capitalização e na Previsul. O efeito foi de R$ 20,3 milhões, reconhecido no lucro líquido contábil, que foi de R$ 840,1 milhões, alta de 50,9% em um ano.

As receitas operacionais da holding foram de R$ 1,086 bilhão, volume também recorde e 54,9% maior que o do mesmo intervalo de 2022. Na comparação com o quarto trimestre do ano passado, houve crescimento de 9,8%.

Segundo a Caixa Seguridade, o destaque veio das receitas de participações societárias, que respondem por mais da metade do total, e que cresceram 63,8% em um ano, para R$ 613,4 milhões. Os destaques foram a Caixa Vida e Previdência, a Caixa Residencial e também a Caixa Capitalização.

No comissionamento, que inclui o acesso à rede do banco, o uso da marca e receitas com comissões e corretagem, o crescimento foi de 44,8% no comparativo anual, para R$ 473,5 milhões. A maior parte, ou R$ 433,2 milhões, veio das receitas de corretagem, que aumentaram 51,7% no período.

Seguros

Em seguros, a Caixa Seguridade anotou prêmios emitidos de R$ 2,231 bilhões, um aumento de 16,2% no comparativo anual, e de 11,1% em relação ao quarto trimestre de 2022. Em 12 meses, o produto de maior crescimento foi o prestamista, que é vendido em associação com operações de crédito da Caixa, e que teve R$ 562,3 milhões em prêmios emitidos, alta de 36,1%.

Segundo a companhia, o crescimento reflete a retomada das concessões da Caixa para pessoas jurídicas, o que inclui o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Também houve uma maior participação em operações de crédito consignado.

Em relação ao quarto trimestre de 2022, o produto teve alta de 78,9%. O prestamista serve como termômetro para o apetite de crédito do banco público, que foi restringido no final do ano passado diante de uma redução nos índices de liquidez. A Caixa retomou concessões no começo deste ano.

No ramo de maior peso nos prêmios, o habitacional, a Caixa Seguridade cresceu 8,7% em relação ao mesmo período do ano passado, para R$ 777 milhões em prêmios.

A sinistralidade dos seguros da empresa caiu 2,6 pontos porcentuais em base anual, para 23,9%, número 4,5 pontos menor que o registrado no trimestre encerrado em dezembro do ano passado. Neste segundo caso, a Caixa Seguridade afirma que houve um crescimento não recorrente no final de 2022, decorrente da revisão do modelo de provisionamento com ações judiciais ligadas à sinistros da carteira em descontinuidade (run-off) do ramo habitacional.

Previdência

No primeiro trimestre deste ano, a Caixa Seguridade obteve R$ 6,287 bilhões em receitas com planos de previdência, volume 25,9% menor que o do mesmo período do ano passado. A holding afirma que o segmento continua impactado pela maior concorrência pela captação dos recursos dos clientes dentro da rede da Caixa.

Desde o final do ano passado, o banco tem direcionado os clientes a outras formas de captação, como os depósitos à vista e a prazo, que podem ser utilizados na concessão de crédito. A previdência privada não pode ser utilizada com este fim.

As reservas totais de previdência da Caixa Vida e Previdência somavam R$ 138,3 bilhões no final do trimestre, crescimento de 18,5% nos 12 meses anteriores, e de 3,4% em relação a dezembro de 2022. A captação líquida no trimestre foi de R$ 744,2 milhões.

As rendas com taxas de gestão cresceram 18,2% em um ano, para R$ 394,9 milhões, graças ao maior montante administrado. Em comparativo anual, a taxa média de administração caiu 0,03 ponto porcentual, para 1,18%.

Com informações de Estadão Conteúdo (Matheus Piovesana)

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Petrobras reitera compromisso com preços competitivos e em equilíbrio com o mercado nacional

Próxima Postagem

LinkedIn demite 716 funcionários e encerra aplicativo de vagas de emprego na China

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados
Varejo

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados

6 de junho de 2025
Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais
E-commerce

Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

6 de junho de 2025
Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão
Franquias

Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão

6 de junho de 2025
C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030
ESG

C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030

6 de junho de 2025
Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump
Economia

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

5 de junho de 2025
Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda
Meios de pagamento

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi
Economia

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

5 de junho de 2025
Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Próxima Postagem
LinkedIn

LinkedIn demite 716 funcionários e encerra aplicativo de vagas de emprego na China

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados

6 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

6 de junho de 2025
Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão

Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão

6 de junho de 2025
C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030

C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030

6 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.