Free Fire e Gol lideram ranking de anúncios mais lembrados pelos brasileiros

Em termos percentuais, o Garena também apresentou o maior aumento entre as 10 marcas mais bem-sucedidas

O jogo de videogame Garena Free Fire foi a marca que executou a estratégia de publicidade mais eficaz no mês de maio entre as 440 empresas monitoradas pela plataforma BrandIndex no Brasil, da YouGov, multinacional especializada em pesquisa de mercado online.

O título Battle Royale conseguiu melhorar o seu índice de “consciência da publicidade” (que mede quantas pessoas notaram um anúncio de marca nas últimas semanas) em 8,7 pontos entre os dias de pior e melhor desempenho durante o período. Em termos percentuais, o Garena também apresentou o maior aumento entre as 10 marcas mais bem-sucedidas do Brasil.

Ela também foi a única empresa do setor de videogames a entrar no Top 10 desta edição do ranking. No geral, a lista foi ocupada principalmente por empresas ligadas ao setor de alimentos: Seara, Subway e Sadia marcaram mais de seis pontos cada uma durante o período, conquistando o terceiro, o sexto e o oitavo lugar na lista, respectivamente, enquanto o iFood alcançou o décimo lugar na classificação com um aumento líquido de 5,7 pontos.

As outras marcas no Top 10 do “Anunciante do Mês” para maio de 2023 no Brasil são mais diversificadas dentro dos setores aos quais pertencem. As companhias aéreas Gol e Latam ficaram em segundo e quinto lugares no ranking, com aumentos de 7,5 e 6,4 pontos em suas respectivas pontuações de consciência da publicidade. A empresa automobilística Chevrolet, a emissora de TV SBT e a marca de produtos de higiene pessoal Dove também tiveram desempenhos suficientes para entrarem no top 10.

Free Fire e Gol lideram ranking de anúncios mais lembrados pelos brasileiros

Metodologia da pesquisa

O YouGov BrandIndex coleta dados sobre milhares de marcas todos os dias. A consciência da publicidade de uma marca é baseada na pergunta: “De quais das seguintes marcas você viu um anúncio nas duas últimas semanas?”. A pontuação de consciência da publicidade é baseada em uma média móvel de quatro semanas. A mudança nas pontuações de cada marca é calculada tomando a diferença entre os dias de maior e menor pontuação dentro do período.

David Eastman, diretor-geral da YouGov América Latina, avalia que a Garena Free Fire promoveu agressivamente suas atualizações, eventos e colaborações tanto com anúncios tradicionais como com dinâmicas mais focadas em gerar buzz e interações com seus seguidores no mês passado. Ele destaca, principalmente, a estratégia da marca para o Dia das Mães.

No início do período analisado, um vídeo de uma mulher idosa jogando Battle Royale no ônibus viralizou nas redes sociais. As contas oficiais da Garena rapidamente compartilharam o clipe, citando a liga de esportes eletrônicos Free Fire no Brasil (LBFF) e dizendo que seu talento estava sendo procurado para torneios oficiais. A mulher, que rapidamente ficou conhecida como a “Vovó do Free Fire”, posteriormente se juntou à LBFF para a campanha do Dia das Mães.

“Mas essa não foi a única iniciativa do Free Fire para a comemoração especial. Desde os primeiros dias de maio, os canais de mídia social do Garena Free Fire começaram a promover objetos estéticos e itens para os usuários que atingirem determinadas metas no jogo nos dias que antecederam o feriado. Mesmo depois do dia 10 de maio, o título do Battle Royale seguiu introduzindo recompensas especiais para seus usuários”, explica Eastman.

Segundo ele, é justamente a partir dos primeiros dias de maio (e até o dia 23 do mês, quando a campanha provavelmente deixou de surtir efeito) que o Garena Free Fire teve seu maior crescimento dentro do período. “Nesse sentido, o caso Battle Royale torna-se uma excelente lição para outras marcas no Brasil sobre como aproveitar ao máximo as comemorações como o Dia das Mães e situações virais que, embora impossíveis de prever, podem ser muito benéficas se adotadas de forma rápida e inteligente”, complementa.

Imagens: Reprodução/Garena e Divulgação

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