Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Design Thinking – metodologia ou processo de gestão?

Redação de Redação
11 de julho de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

Vivemos em um mundo em constante transformação, definido pelo antagonismo entre a queda dos valores da sociedade industrial, e seus valores centralizadores direcionados à produção, e pela ascensão dos valores relativos à nova sociedade do conhecimento, com sua visão plural e formadora de novas maneiras de pensar e agir.

Esse fenômeno contribui diretamente na formação de um novo consumidor, que é mutante, conectado, possuidor de uma visão holística e multicanal, que passou a comprar mais e, consequentemente, a exigir mais. Agora esse consumidor não procura apenas um produto ou um serviço.

Ele busca uma experiência prazerosa, que proporcione momentos agradáveis em seu dia. Para encontrar essa experiência, e com o auxílio da internet, ele pesquisa, compra, elogia e recomenda produtos, serviços e marcas. Ele define comunidades, lifestyles, relacionamentos e ainda gera conteúdo.

Hoje, os próprios consumidores alteram padrões e recriam maneiras de se envolver. Além disso, reinventam os espaços físicos ou simulados, onde as conexões emocionais se estabelecem e a imagem da marca toma corpo. Ou seja, as pessoas estão no centro de tudo e elas são os grandes polos de emissão e recepção de sinais e mensagens, para os quais devemos estar atentos.

Foi percebendo essas mudanças que as marcas passaram a se transformar cada vez mais rápido. Se analisarmos o varejo, meio mais barato e poderoso para construção de uma marca e desenvolvimento de um lifestyle, vemos isso claramente. Os ambientes físicos, até então protagonistas da construção das experiências e da entrega das promessas da marca, ganharam outros contornos.

A paisagem dos PDVs, canais onde tudo tem que se comunicar oferecendo experiências autênticas, mudou em todos os sentidos. Os espaços, antes únicos, passaram a contar com novos canais no mundo conectado da internet.

Nesse contexto, o maior desafio agora é conectar marca, ambientes, soluções e consumidores em atmosferas pertinentes e inspiradoras, gerando experiências, engajamento emocional e, principalmente, resultados.

O conceito de design thinking, que surge entre o final dos anos 60 e início dos anos 70, e é popularizado principalmente pelo professor e fundador da IDEO – empresa de consultoria de design de produtos norte-americana – David Kelley, vem sendo construído, desde então, como referência em gestão de negócios.

Com mais de 40 anos de construção e adaptações, ele é hoje a melhor metodologia para esse novo padrão de solução, que prega que todas as fases do processo são igualmente importantes e combina pensamento analítico com criativo. Trabalhando da pesquisa à estratégia, transformando informação em conhecimento. Da estratégia ao design, transformando conhecimento em vantagem. Do design à implementação, transformando vantagem em oferta.

Tudo isto dentro de uma perspectiva ampliada e centrada nas pessoas, gerando umframework estratégico e visando alinhamento, diferenciação e valor de longo prazo. Sendo desejável pelos clientes, viável de implementar, lucrativo para o negócio, sustentável para o ambiente e que traduza as visões e objetivos da empresa. Simples para descrever, mas complexo em sua implementação.

Já maduro, mas sempre aberto a novas interpretações e olhares, o design thinking é hoje, comprovadamente, a mais poderosa ferramenta para moldar marca, experiência e ambientes, de uma forma única e diferenciada, para auxiliar a conectar todas essas variáveis e proporcionar ao consumidor uma atmosfera ideal no PDV e, especialmente, para construir marcas fortes e de valor.

 

*Leonardo Araujo é diretor / head of retail & environmental design do Gad’. Graduado em Arquitetura e Urbanismo, ele possui mais de 30 anos de experiência na gestão de design para o varejo, espaços e experiências para importantes marcas nacionais e internacionais.

Postagem anterior

Day Part: seu estabelecimento está preparado para atender o consumidor em diferentes horários ao longo do dia?

Próxima Postagem

Quando as visitas vão embora

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?
Artigos

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Próxima Postagem

Quando as visitas vão embora

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

16 de maio de 2025
Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

16 de maio de 2025
Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

16 de maio de 2025
Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

16 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

16 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.