Zara lança primeira flagship no Brasil de olho na experiência do consumidor

Arquitetura, ambientação e tecnologia alcançam o cliente Zara em uma experiência phygital no novo conceito da marca

Nascida na Espanha em meados dos anos 1970, a Zara, gigante mundial da moda, chegou ao Brasil em outubro de 1999, trazendo na bagagem o conceito de fast fashion. Quase 24 anos depois, após muita evolução do mercado por aqui e pelo mundo, a varejista acaba de inaugurar sua primeira flagship em solo brasileiro: 2 mil metros quadrados de puro foco na experiência do consumidor, no Shopping Pátio Higienópolis, zona oeste de São Paulo.

Ampla, de cores sóbrias e minimalista a seu modo, a flagship da Zara apresenta suas coleções em ambientes que se mesclam com painéis de LED, mostrando logo de cara um equilíbrio entre o digital e o físico. A tecnologia também se faz presente no local com caixas de autoatendimento, práticos e intuitivos, e com provadores inovadores, com a contagem automática das peças e até mesmo o agendamento de horário pelo app da marca para provar o item escolhido sem pegar fila.

“A pitada de tecnologia por toda a loja faz com que a ambientação ganhe um certo requinte. Ela sutilmente abraça essa loja da Zara sem transformar isso em um showroom de inovação. A tecnologia fica bem harmonizada com a humanização da loja. A marca conseguiu encontrar um equilíbrio para tudo isso”, revela Jean Rebetez, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, consultoria de negócios associados ao varejo e consumo.

Mostrando foco na omnicanalidade e que o tal phygital veio para ficar, a loja também conta com acesso em tempo real do estoque pelo consumidor. Basta abrir o app da Zara, que rapidamente identifica, pela localização, em qual loja você está. Ao escanear determinada peça que encontrou na loja ou buscar item semelhante pelo app na palma da mão, o cliente tem acesso ao modelo, quantidade e tamanho disponível naquela loja, naquele momento.

“Você pode checar o estoque sem abordar ou ser abordado pelo consultor de vendas. A autonomia dada ao consumidor gera uma conveniência. É um grande avanço que deixa tudo na mão do consumidor”, afirma Rebetez.

Consumidor no centro, no alto, nos cantos

Se a tecnologia ajuda de maneira direta a impactar e melhorar a experiência do consumidor na nova loja da Zara, a arquitetura escolhida também o faz. Produzida e planejada detalhadamente pela própria marca, toda a ambientação da flagship é pensada para combinar com cada coleção e com o público que tem relação com aquelas peças.

Cores e os materiais escolhidos para armários, piso, teto e bancadas são pensados para deixar aquele consumidor o mais à vontade possível, mesmo que de maneira indireta. “A arquitetura da loja harmonizada com a proposta de moda faz todo o sentido na jornada de compra do cliente. Esse é mais um acerto deste novo modelo trazido pela Zara”, finaliza Jean Rebetez.

A segunda flagship da Zara no Brasil deve chegar ainda em 2023 e está programada para ser lançada no Shopping Center Norte, na zona norte da capital paulista. O novo modelo de loja da marca, que já pode ser encontrado em algumas importantes capitais pelo mundo (como Paris), deverá seguir em expansão pelos próximos anos.

Confira abaixo imagens da primeira flagship da Zara no Brasil

Imagens: Gustavo Grohmann e Pedro Silva

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