Daniel Zhang, ex-CEO da gigante chinesa Alibaba, dona da AliExpress, renunciou ao cargo de chefe de sua unidade de computação em nuvem nesta segunda-feira, 11, em um movimento surpreendente enquanto o império chinês de e-commerce conclui uma remodelação de liderança.
A Alibaba disse que investirá US$ 1 bilhão em um fundo de tecnologia que Zhang estabelecerá para apoiar as estratégias da empresa para crescimento futuro. Zhang deixou a posição no mesmo dia em que foi substituído nos cargos de CEO e chairman da Alibaba.
Em um documento enviado à bolsa de valores de Hong Kong, a Alibaba disse que Eddie Wu, seu novo CEO, também chefiará sua unidade de nuvem. Wu e o novo chairman da Alibaba, Joseph Tsai, assumiram suas novas funções na segunda-feira, com a Alibaba dizendo que “concluiu sua transição de liderança”.
A chinesa expressou seu “mais profundo agradecimento” a Zhang por suas contribuições à empresa nos últimos 16 anos. O preço das ações da companhia em Hong Kong caiu 3,6% na segunda-feira após o anúncio.
Em uma carta interna datada de domingo e vista pela AP, Tsai escreveu que Zhang “expressou seu desejo de deixar seu papel” como chefe da unidade de nuvem, e o conselho da Alibaba “respeitou e aceitou a decisão de Daniel”. “Daniel continuará a contribuir com a Alibaba, canalizando sua experiência de maneira diferente”, escreveu Tsai.
A gigante vem se reestruturando em seis unidades de negócios com o objetivo de eventualmente separar a maioria delas e listá-las para maximizar o retorno aos acionistas. Em maio, a empresa disse que pretendia que sua unidade de nuvem fosse listada nos próximos 12 meses. Ela reafirmou esse plano na segunda-feira.
Zhang ingressou na Alibaba em 2007 e é conhecido por criar a extravagância anual de compras online do Dia dos Solteiros da empresa. Em 2015, ele substituiu o cofundador Jack Ma como CEO. Em 2019, ele sucedeu a Ma como chairman.
Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock