Viajar é prioridade para 42% dos brasileiros com mais de 50 anos

Voa Brasil, lançado para aposentados do INSS, com passagens a R$ 200, promete impulsionar o "turismo prateado"

Viajar é prioridade para 42% dos brasileiros com mais de 50 anos

Apelidadas de “turismo prateado”, as viagens a passeio são uma prioridade para 42% dos brasileiros com mais de 50 anos no Brasil e figura entre os assuntos mais recorrentes na rotina de 50% dos latino-americanos dessa faixa etária, atrás apenas de saúde. Os dados pertencem ao estudo Tsunami Latam 2023, realizado pela Data8 Hype50+, e chamam a atenção para um comportamento de consumo que não pode ser ignorado, principalmente, com o lançamento do Voa Brasil, com oferta de passagens aéreas custando até R$ 200, para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com as estatísticas da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-SP), esse público viaja, em média, duas a três vezes por ano. E a expectativa é de que o número de viagens turísticas cresça com o lançamento do programa do governo federal “Voa Brasil”, que já está acessível a aposentados do INSS para mais de 500 destinos com passagens no valor de até R$ 200.

“Para aproveitar essa crescente demanda, o setor de turismo deve se adaptar e inovar, oferecendo pacotes que combinam conforto, segurança e personalização, atendendo às expectativas de um público exigente e sofisticado”, destaca Bete Marin, cofundadora da MV Marketing, agência especializada em consumidor 50+.

A executiva destaca que o Voa Brasil promete impulsionar o turismo brasileiro e, consequentemente, a economia prateada. “A nossa dica é que as empresas de turismo apoiem seus clientes durante o cadastro no gov.br para garantir que tenham acesso às passagens de baixo custo. Essa iniciativa permitirá que um número crescente de maduros viaje com maior frequência, criando uma nova demanda para o setor de turismo”, observa.

Para Bete Marin, as empresas que entenderem as necessidades dos maduros e adaptarem suas ofertas sairão à frente da concorrência e terão a oportunidade de abrir novos mercados. “Investir em estratégias de comunicação claras e envolventes é essencial. Destacar os benefícios específicos e as características diferenciadas dos destinos e serviços oferecidos pode fazer toda a diferença. E utilizar canais eficazes para alcançar o público maduro, com mensagens assertivas e direcionadas, é uma estratégia vencedora”, destaca a empresária.

O turismo para maduros representa uma oportunidade de crescimento para o setor, uma vez que este público está disposto a investir em experiências que tragam prazer, bem-estar e momentos memoráveis. De acordo com a executiva, configura um segmento lucrativo e em expansão. “Empresas que se adaptarem a essa realidade e desenvolverem ofertas e estratégias de comunicação focadas nesse público colherão resultados positivos e sustentáveis”, conclui.

Imagem: Shutterstock

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