Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Liderando em tempos de VUCA exponenciado a 5G

Momentum nº 934

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
11 de outubro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Liderando em tempos de VUCA exponenciado a 5G

O desafio está posto. E é quase asfixiante. Temos que repensar negócios, atividades, prioridades, investimentos e apostas considerando cenários, ameaças e oportunidades num ambiente em que o conceito VUCA, cada vez mais atual, está agora exponenciado a 5G.

O conhecido VUCA (do inglês Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, ou Volátil, Incerto, Complexo e Ambíquo) foi lançado no já muito distante final dos anos 1980, mas sua atualidade é cada vez maior. Ele deveria ser exponenciado de alguma forma pela velocidade da transformação da realidade presente e futura.

Mais recentemente propôs-se, como evolução do VUCA, o mundo BANI (também do inglês Brittle – Frágil, Anxious – Ansioso, Nonlinear – Não Linear e Incomprehensible – Incompreensível).

Se quisermos buscar siglas para representar os cenários atuais e futuros, não vão faltar combinações possíveis de conceitos gravitando em torno de tudo que tenha relação com incerteza, volatilidade, exponenciação da velocidade de mudança, fragilidade, desigualdade e muitas mais propostas.

Reconhecer essa situação é um bom começo, mas o maior desafio é como os líderes devem repensar organizações, negócios e empresas, para ficar só nesse plano, nesse ambiente que, tudo indica, tenderá a tornar obsoleto qualquer novo conceito à medida que o processo e a velocidade de transformação se aceleram ainda mais.

Para todos aqueles pouco acostumados a desenho de cenários, visão e planejamento de longo prazo – no Brasil uma das heranças malditas dos muitos anos de inflação elevada que desestimulava essas práticas -, é cada vez mais complexo desenvolver projetos no cenário atual, quase validando o desapreço por essa prática.

Que, só para lembrar, parece ser exatamente o que acontece em diversas esferas de governo dada a ausência de um projeto de longo prazo para o Brasil, que continua a ser administrado pelo tático, pontual e casual.

Nada mais equivocado.

Quanto mais complexo e indecifrável o cenário futuro, mais relevante é estudar caminhos para permitir escolhas mais acertadas ante a profusão de alternativas.

Qualquer planejamento é melhor do que nenhum.

Mas é inegável que precisamos desenvolver organizações flexíveis, ágeis, adaptáveis, fluídas, atentas e em permanente e constante evolução e inovação em suas estratégias e operações, e ao mesmo tempo estruturadas e rígidas em seus valores.

A cultura das organizações deve refletir essa desejável dualidade de comportamento.

Sempre é perigoso olhar o horizonte e propor conceitos passíveis de serem definitivos, mas o desafio da liderança nos momentos atuais e futuros parece cada vez mais ser mais complexo. A velocidade de substituição de líderes em muitos negócios é um indicador importante desse aspecto, especialmente nos ambientes que têm a inevitável cobrança rígida de desempenho de curto prazo combinada com os movimentos estratégicos de longo prazo.

O que parece cada vez mais claro é que a complexidade dos ambientes atuais e futuros pede mais visões colegiadas, estruturadas, integrando competências distintas e até divergentes em uma cultura em que o novo e a inovação sejam parte integrante do mantra da organização e os líderes seus pregadores, especialmente pelo exemplo pessoal e pelo estímulo institucional.

Parece não existir exatamente um modelo único, mas tudo indica que as organizações que têm se desafiado no caminho dos Ecossistemas de Negócios, quando de fato incorporam o conceito, têm se diferenciado em sua capacidade de crescer mais rapidamente e aproveitar os movimentos de mercado para se valorizarem mais e de forma consistente e constante.

Na realidade brasileira, o desempenho de Magalu, Via, Americanas, Mercado Livre, Vivo, Carrefour e outros tem sido eloquente nessa sinalização.

Mas é preciso mergulhar fundo para não imergir na onda dos Ecossistemas de Negócios, por seu poder como “buzzword”, ignorando tudo que é pressuposto em termos de Cultura, Organização, Visão Sistêmica, Redesenho de Atuação, Estratégia, Gestão de Talentos e Investimentos.

A vantagem é que, como conceito relativamente novo no mundo dos negócios, todos estão aprendendo e reaprendendo tudo nas diferentes geografias do mundo e nos diferentes segmentos e áreas de atuação e o conhecimento estruturado e organizado está sendo desenvolvido em tempo real.

O que torna todo o processo intensamente mais rico e desafiador.

E convida a muitos debates, discussões e compartilhamento de aprendizados.

Nota: O Ecossistema Gouvêa desenvolveu metodologia própria integrada e plural de revisão estratégica combinando suas competências ligadas à economia e às transformações estruturais, comportamentais e de mercado, por categoria, canal e segmentos de consumo e geográfico, para apoiar negócios no repensar de suas atividades presentes e futuras.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

BRF expande lojas Mercato Sadia e seleciona candidatos para mais de 160 vagas

Próxima Postagem

Produtos saudáveis e sustentáveis: veja destaques na maior feira de alimentos do mundo

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Próxima Postagem

Produtos saudáveis e sustentáveis: veja destaques na maior feira de alimentos do mundo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

22 de maio de 2025
Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.