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Home Artigos

Tem que ter causa. Tem que causar

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
12 de janeiro de 2020
no Artigos, Destaque do dia, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 3 minutos

O conceito é conhecido. Vivemos uma era de abundância. Incluindo a abundância de desigualdades, que só têm aumentado.

Esse é razão principal pela qual cresce de forma exponencial a demanda para que empresas, marcas, negócios e corporações se posicionem com respeito à sua real contribuição para a redução das desigualdades no mundo.

A chamada era de abundância, reflexo da evolução tecnológica na produção e na informação, envolve recursos, bens, marcas, opções e serviços que, não podemos nos iludir, é um privilégio limitado a segmentos afluentes dos países mais desenvolvidos.

E até mesmo nesses países, as desigualdades evoluem entre os que mais têm e os que têm cada vez menos.

As redes sociais, a disseminação da informação e o consciente coletivo, em especial entre os mais jovens, fizeram despertar um sentimento de crescente rejeição à perspectiva de agravamento desse quadro e muitos movimentos sociais foram criados propondo alternativas à continuidade e a rejeição desse estado de coisas, em especial nos países economicamente mais desenvolvidos.

Essa insatisfação com as desigualdades, com a menor atenção aos temas ligados à sustentabilidade, com as questões de liberdade de expressão e manifestação tem sido capturada pelos instrumentos de mensuração de comportamento e desejos dos consumidores-cidadãos e se transformaram em forte apelo para que as marcas, negócios, corporações repensassem sua estratégia e se posicionassem.

Algumas corporações e negócios, como Natura e Boticário são exemplos aqui no Brasil de empresas que, genuína e originalmente, se posicionaram, desde sua criação, com respeito a esses temas.

Outras como Inbev, Coca-Cola, H&M e GAP, em âmbito global, incorporaram propostas nessa direção em seu posicionamento, em especial por sua forte conexão com os segmentos mais jovens.

Sob as mais diferentes formas as organizações e corporações globais e nacionais viram-se quase que obrigadas a responder ao anseio de ações realistas para redução das desigualdades e demais demandas sociais emergentes, sob pena de perda de conexão com a realidade emergente. E quanto maior a proximidade e dependência dos segmentos mais jovens, maior a necessidade de prestação de contas.

E isso envolve também uma resposta e um posicionamento perante o público interno dessas empresas, seus funcionários e colaboradores, que estarão mais envolvidos, motivados e comprometidos, caso percebam identidade entre suas próprias convicções e aquelas defendidas pelas empresas.

Deixou de ser suficiente oferecer produtos, marcas, formatos, canais, modelos e negócios competitivos em termos de qualidade, eficiência, valor e conveniência. O coletivo social demanda compromisso com um futuro sustentável, mais justo e menos desigual.

Na equação de valor na escolha dentre as opções oferecidas de produtos, marcas, serviços ou negócios, consciente ou inconscientemente, cada vez mais se incorpora ao numerador dessa equação a componente compromisso e ações sociais desenvolvidas para definição da preferência.

Como no denominador dessa equação estão preço e condições de venda, pode ocorrer que a preferência ocorra até por uma opção mais cara por conta de uma proposta social, ou sustentável, mais cativante, ambiciosa e mobilizadora.

As empresas e marcas têm que demonstrar que têm Causa e Propósito para existirem, para muito além de sua proposta comercial ou de negócios, se quiserem ser percebidas como relevantes e desejáveis. Até mesmo as que se posicionam na vertente do puro Valor.

Forçando o raciocínio. Tem que causar!

NOTA: Nesta terça-feira estaremos participando do painel Ethical enlightenment in retail – it’s all about the stakeholders, que tratará desse tema, durante o NRF Retail’s Big Show, em Nova Iorque, e que contará com a presença de David Boynton, CEO da The Body Shop, parte do grupo Natura & Co; Peter Sacco, CEO da Adelante Shoe Co e Eduardo Yamashita, COO do Grupo GS& Gouvêa de Souza.

* Imagem reprodução

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Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

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