Dicas para adaptar a logística B2B com o mercado em expansão

No ano de 2021, o mercado global B2B atingiu o valor de U$ 6,9 bilhões

Segundo pesquisa realizada pela Grand View Research, consultoria de mercado, o e-commerce B2B deve crescer crescimento global anual de 19,7% até 2030. No ano de 2021, o mercado global B2B atingiu o valor de U$ 6,9 bilhões. Os dados apontam o momento atual do mercado e, principalmente, do varejo online, que teve grande expansão nos últimos anos.

Nesta configuração de mercado atual, a logística de empresas que operam digitalmente precisará ser readaptada para acompanhar o desenvolvimento de mercado. Entretanto, as estratégias usadas no B2C são diferentes das utilizadas no B2B.

“Quando tratamos de logística B2B, as negociações são realizadas entre pessoas jurídicas, os pedidos são maiores e com multivolumes, o ticket médio é maior, as rotas e os prazos de entrega são definidos antecipadamente, a performance precisa ser próxima a 100% e o suporte quase que em tempo real”, explica Fernando Sartori, fundador e CEO da Uello, logtech especializa na gestão de transportes.

Nesse sentido e na busca ajudar empresas do B2B, Fernando destacou três pontos fundamentas para prestar atenção. Confira a lista abaixo:

Customização de entregas

Com um mercado crescente e mais competitivo, a opção por oferecer experiências customizadas nas entregas se tornaram necessidade. Cerca de 72% dos clientes corporativos esperam que as empresas saibam reconhecê-los como únicos e identificar seus interesses. Os dados são da pesquisa “Tendências do Varejo 2023”, realizado pela Dito CRM e o Opinion Box.

Mapeamento e antecipação de rotas

Geralmente, as entregas B2B seguem uma linha definida pela equipe de planejamento. Na busca por melhores resultados, é necessário mapear o estudo de rotas considerando o território que a empresa atua. Este tipo de preparação permite maior agilidade nas entregas e reduz custos operacionais.

“O mapeamento precisa ser realizado de maneira antecipada, prevendo os cenários possíveis durante a trajetória das frotas, entendendo a peculiaridade de cada ponto de destino (drop-off points) e janelas de horários, garantindo a eficiência das entregas no prazo estabelecido entre os parceiros”, explica Sartori.

Escolha de Parceiros

Outro fator fundamental para o B2B é a escolha de qual empresa realizará a logística e entrega dos itens. Esse é um ponto que será decisivo para os resultados que serão obtidos a curto e longo prazo. “É necessário uma avaliação completa dos cases de sucesso e dos resultados de mercado que a empresa poderá proporcionar”, finaliza o CEO.

Imagem: Divulgação

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