Atenta ao setor varejista, a Microsoft anunciou a chegada de dois novos recursos para a nuvem voltadas especialmente para o varejo físico. Batizadas de Smart Store Analytics e Store Operations Assist, ambas surgiram com o foco na digitalização da loja física.
No caso da Smart Store Analytics, a solução fornece à varejista análise dos perfis e hábitos dos consumidores de lojas físicas, processo similar ao e-commerce. Através de insights, a ferramenta é focada na otimização de layout, recomendação de produtos, posicionamento nas prateleiras e o estoque. Além disso, a solução busca oferecer a melhor experiência para o consumidor.
Segundo nota, a visão da Microsoft é tornar a solução viável para varejistas em todo o mundo. Para isso, a empresa fechou parceria com a AiFi, operadora de loja autônoma, que possui 100 pontos de venda em diversos países.
Já a Store Operations Assist fornece ferramentas aos vendedores para aprimorar o atendimento e o envolvimento com os clientes. A solução visa tornar os profissionais mais produtivos ao fornecer acesso, em uma única tela, à todas as atividades operacionais do dia a dia. O aplicativo ainda permite a liderança da loja gerenciar as atividades operacionais com análises baseadas em painéis.
De acordo com a Microsoft, a capacitação dos colaboradores com dados corretos pode gerar aumento nas taxas de conversão de venda e satisfação do cliente.
“Os varejistas de todas as categorias precisarão inserir a tecnologia na estrutura de seus negócios para que possam fazer mais com menos. Todo líder de varejo com quem falo está ciente disso. É o que chamamos de ‘Varejo Resiliente”, destacou Shelley Bransten, vice-presidente corporativa da WW Retail & Consumer Goods Industry.
Imagem: Shutterstock