“A Inteligência Artificial (IA) é real, e eu encorajo todos vocês a começarem a usar”, diz Azita Martin, vice-presidente e general manager de Varejo e Bens de Consumo da multinacional de tecnologia NVIDIA. O alerta, quase um chamado para quem ainda não mergulhou no tema, foi dado durante a palestra de abertura da NRF Retail’s Big Show, a maior feira de varejo das Américas, que começou neste domingo em Nova York, nos Estados Unidos, e conta com cobertura especial da Mercado&Consumo. “Eu recomendaria antes de tudo que as iniciativas de IA sejam conduzidas de cima. Em outras palavras, você precisa ter os principais executivos da sua empresa acreditando nela.”
Junto com o presidente do conselho da NRF e CEO do Walmart nos Estados Unidos, John Furner, a executiva deu exemplos práticos de aplicação da IA, evidenciando a revolução que ela tem causado na forma de se fazer negócios por meio do aprimoramento das experiências do cliente, da capacitação de funcionários e do impulsionamento de maiores eficiências operacionais.
Na L’Oréal, a tecnologia está sendo usada para tornar campanhas publicitárias mais criativas e criar materiais de marketing mais atrativos. A empresa está usando os chamados gêmeos digitais, ou modelos virtuais, para fornecer ativos 3D para agências de publicidade, permitindo que as equipes criem anúncios e campanhas de marketing muito mais rapidamente. O resultado tem sido o maior engajamento dos clientes nas redes sociais e a maior conversão de vendas no e-commerce.
“Também temos trabalhado com o Walmart e isso permitiu que a empresa basicamente absorvesse uma grande quantidade de dados e pudesse prever semanalmente centenas de milhões de combinações de SKUs e lojas”, contou Azita Martin.
Outro exemplo citado por ela foi o da rede de material de construção Lowe’s, que criou gêmeos digitais de 1.700 lojas e, assim, tem atualizado dados operacionais e de estoque diversas vezes ao dia. “Como resultado, eles foram capazes de simular diferentes layouts para realmente otimizar como os clientes estão comprando nas lojas, como mudar o layout e, finalmente, melhorar suas vendas e receita. ”
Com as aplicações práticas na mesa, Azita Martin reforçou o recado de que o varejista que ainda não procurou saber como seu negócio pode ser beneficiado pela IA vai ficar para trás. “O e-commerce em particular foi completamente reinventado por dados generativos, como todos sabemos. A forma de se fazer buscas na internet mudou completamente com vários modelos de IA generativa, que permite o enriquecimento dos catálogos com texto incorporado. Tudo isso permite que o site e os apps realmente ofereçam uma experiência muito mais personalizada, ajudando os clientes a encontrar exatamente o que eles querem.”
O que é a NRF?
O primeiro dia da NRF 2025, a 114ª edição do evento, começou com John Furner destacando os bons resultados alcançados pelo varejo americano nos últimos meses. “Foi um ano de sucesso no varejo. Nossa previsão no outono passado era de que o crescimento seria entre 2,5% e 3,5%, e agora esperamos que os resultados estejam no topo dessa faixa.”
Ele lembrou, no entanto, dos desafios econômicos recentes, como a inflação persistente, as taxas de juros elevadas e questões geopolíticas. “Adoraríamos dizer que isso é tudo passado e que este ano vai ser tranquilo, mas teremos mais desafios, então o importante em momentos como esses é ter uma equipe muito capaz trabalhando em nosso nome.”
Furner elogiou, ainda, o trabalho feito por todo o varejo americano em cenários de catástrofes, como os furacões que atingiram a Flórida no ano passado. “Vi algumas coisas realmente incríveis. Motoristas do Walmart levando cargas de água, comida, necessidades básicas e suprimentos para as áreas de desastre, e nossos associados transformando nossos estacionamentos no que descrevemos como um ‘lugar de esperança’. Lugares de esperança para pessoas que perderam tudo e às vezes queriam apenas uma refeição quente, tomar banho, lavar roupa, em alguns casos, só carregar o telefone. Estou muito orgulhoso do Walmart e de muitos outros varejistas.”
A expectativa é de que a NRF 2025 reúna 40 mil pessoas participando e 6.200 marcas. No total, serão 175 sessões com 450 palestrantes e impacto econômico do evento para a cidade de Nova York é estimado em US$ 75 milhões.
Cobertura da NRF 2025
A Mercado&Consumo faz a cobertura do evento in loco, com conteúdos em todas as plataformas. Como encerramento, no dia 15 de janeiro, será realizado o Retail Executive Summit (RES), diretamente da sede do TikTok em Nova York. O evento, gratuito e transmitido ao vivo, promete aprofundar as discussões da NRF 2025. As inscrições já estão abertas.
Representantes de grandes marcas estarão presentes no evento, como Doug Herrington, CEO da Amazon Stores; Winnie Burke, head de Moda e Parcerias de Varejo da Roblox; Brent Mitchell, VP de Social Media e Influenciadores da Sephora; Katie Welch, Chief Marketing Officer da Rare Beauty; Deb Hall Lefevre, EVP e CTO da Starbucks; Nikki Neuburger, Chief Brand e Product Activation Officer da Lululemon, e mais.
Nesta edição, o estilista Tommy Hilfiger será homenageado como “visionário do ano” e também participa de um painel ao lado de Matthew Shay, presidente e CEO da NRF.
O evento também contará com o NRF Innovators Showcase, uma exposição com 50 das mais inovadoras tecnologias do setor de varejo. O evento, que expande o sucesso do Innovation Lab — responsável pela criação de mais de 350 novos negócios —, destacará soluções que estão redefinindo como varejistas vendem e consumidores compram.
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