As vendas no varejo da China durante o feriado do Ano Novo Lunar cresceram 8,5% na comparação com o ano anterior, elevando as ações de consumo, mas o ritmo mais lento de crescimento amplia as evidências de que a economia está desacelerando.
O Ministério do Comércio, em um comunicado divulgado no domingo, disse que as empresas de varejo e alimentação faturaram mais de 1 trilhão de iuanes (148,3 bilhões de dólares) entre 4 e 10 de fevereiro, durante o período do feriado.
O aumento foi atribuído a vendas mais fortes de presentes de ano novo, alimentos tradicionais, produtos eletrônicos e itens especiais.
O feriado é considerado um medidor para o consumo privado chinês, pois é visto como um momento para a realização de reuniões familiares, assim como para presentear. Mas a taxa de aumento das vendas no varejo durante o feriado caíram para o nível mais fraco desde 2011. Durante o Ano Novo Lunar de 2018, o aumento anual foi de 10,2%.
Fonte: Reuters
*Imagem reprodução