Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As tecnologias que mais serão aplicadas no varejo

Caio Camargo de Caio Camargo
12 de fevereiro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

Na última quinta-feira (6), a GS&UP lançou em São Paulo, durante o evento Retail Trends, o inédito estudo “Aplicação de tecnologias no varejo: Onde estamos e para onde vamos”, elaborado com opiniões de varejistas e executivos do varejo, mostrando o quanto distante o varejo ainda está em relação a algumas tecnologias, e criando uma visão real de onde estarão os focos de investimentos nos próximos anos.

Um dos destaques do estudo está no lançamento da “taxa de aplicabilidade”, que apresenta uma relação entre interesse e investimento por parte do varejo em relação à 11 temas ligados à tecnologia, entre eles, meios de pagamento, soluções de logística, soluções baseadas em 5G, IoT, Startups, Big Data, entre outros.

Em suma, uma tecnologia que apresente uma maior porcentagem de interessados em investir do que até mesmo os que consideram uma tecnologia de interesse, demonstra que haverá recursos mais do que suficientes para que o mercado invista nesse tipo de tecnologia, e ajude a difundi-la no mercado. Em compensação, taxas negativas, mostram tecnologias ou soluções que embora consideradas como interessantes pelo mercado, mostram pouca representatividade no momento que as empresas precisam decidir para onde irão seus investimentos.

Dentro do estudo, soluções como Logística (15%), Big Data & Analytics (11%), Automatização de lojas (9%) e Meios de Pagamentos (3%), foram as soluções que apresentaram valores positivos.

Em uma primeira análise, é possível dizer que o foco de investimento está em soluções que possam mostrar resultados rápidos e hoje necessários, como a melhoria na entrega, ou nos processos de pagamentos, forçados pela pressão da revolução digital vivida pelo varejo, assim como a eficiência apresentada por players de mercado como Amazon e Alibaba.

Inteligência Artificial e as soluções de IoT mostraram taxa de aplicabilidade de 0%, o que não é algo de todo ruim. A taxa dessa maneira mostra que as empresas que estão buscando essas frentes, tem hoje disponíveis recursos disponíveis para a implantação, dentro do adequado. A diferença entre o contexto das tecnologias com taxa de aplicabilidade positiva está no fato de que mais empresas possam de fato investir nos próximos anos, o que mostra um possível crescimento no interesse. Mesmo IoT tendo taxas de interesse e investimento baixas em relação às demais tecnologias apresentadas, a conclusão que se tem é que é uma tecnologia que ainda está buscando maturação, mas parece já ter encontrado seu mercado.

Diferente cenário dos demais temas analisados, que apresentaram taxas negativas, como Startups (-24%), Soluções em 5G (-50%), Realidade Virtual/Realidade Aumentada (-50%), além de Blockchain e Drones, que apresentaram a menor taxa possível nesse estudo (-100%), o que significa que nenhum do entrevistados se mostrou disposto a investir recursos nesse tipo de tecnologia.

Embora haja assuntos que ainda vão precisar de tempo e até mesmo de cases que demonstrem resultados para conseguir conquistar o mercado de varejo, como o 5G, três assuntos merecem destaque.

Se o assunto startups parece ainda estar em ebulição no mercado como um todo, puxado principalmente pelo sucesso de fintechs e alguns já denominados unicórnios brasileiros, na visão do varejo é um assunto que parece que se tornou mais distante. Embora haja casos pontuais de parcerias, fusões e aquisições com o mercado, o varejo ainda não entendeu o melhor caminho para uma aproximação ou otimização de resultados através do ecossistema, e acabou por se distanciar também em relação de recursos empregados ao tema.

A Realidade Virtual que até alguns anos parecia ter renascido para o mercado, parece estar perdendo fôlego. Os cases até o momento construídos, ainda não conseguiram mostrar seu papel de relevância ou de construção de resultados, em frente aos investimentos necessários. Algo que pode mudar, mas que apresenta no momento um cenário de descrença de maneira geral.

Embora as soluções como Drones e sistemas robotizados de entrega tenham sido apresentadas como as menos interessantes para o mercado, o que assustou foi a diferença considerável entre interesse e investimento em relação ao tema Blockchain, algo que mesmo que já estejam sendo construídos cases interessantes de mercado no Brasil, como Carrefour e Natura, ainda se mostra fora da realidade para o varejista brasileiro. Talvez por desconhecimento ou pela confusão da tecnologia com a questão das criptomoedas, esse parece um tema que ainda não “pegou” para o varejista brasileiro.

Como conclusão, o varejo ainda pode se aproximar muito do mundo da tecnologia em busca de eficiência e produtividade, mas nunca esteve tão focado naquilo que possa produzir resultados mais rápidos e efetivos. Há uma oportunidade gigantesca para as empresas que conseguirem sair do óbvio em relação aos seus investimentos, em busca de soluções que permitam sua diferenciação no mercado.

Para saber mais sobre como adquirir o estudo completo “Aplicação de tecnologias no varejo: Onde estamos e para onde vamos”, vendido na forma de workshop, clique aqui.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Mercado Livre atinge US$ 8,7 bilhões em volume de pagamentos com Mercado Pago

Próxima Postagem

Under Armour já sofre impactos nas vendas por causa do coronavírus

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação
Foodservice

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

2 de junho de 2025
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas
Artigos

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo nos Jardins
Varejo

Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo em São Paulo

2 de junho de 2025
The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda
Retail Media

The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda

2 de junho de 2025
Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"
Varejo

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita
Economia

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Próxima Postagem
Under Armour já sofre impactos nas vendas por causa do coronavírus

Under Armour já sofre impactos nas vendas por causa do coronavírus

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

2 de junho de 2025
diesel

Diesel cai 2,8% em maio em SP com tendência de queda entre os combustíveis

2 de junho de 2025
Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

2 de junho de 2025
Cade multa controladora do Ifood, em R$ 718 mil, por compra da Delivery Hero

UE multa Delivery Hero e Glovo em US$ 373 milhões após investigação por práticas de cartel

2 de junho de 2025
Passageiros de ônibus devem movimentar R$ 739 milhões no Dia dos Namorados em São Paulo

Passageiros de ônibus devem movimentar R$ 739 mi no Dia dos Namorados em São Paulo

2 de junho de 2025
varejo

Varejo sob pressão: 6 pontos críticos para encarar 2025 sem tropeçar

2 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.