Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Negligência que gera concorrência

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
12 de fevereiro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Quando olho para a complexidade do ambiente de negócios atualmente, cada vez mais me certifico de que empreender exige, além de coragem, um pouco de insanidade. Isso porque ser bem sucedido num ambiente tão complexo exige muito do empresário, que não pode se dar ao luxo de não dar atenção ou negligenciar algum ponto-chave do negócio.

Qualquer deslize facilmente é identificado e visto como oportunidade pela concorrência para oferecer algo melhor ou mais completo para o consumidor. E, às vezes, isso não ocorre por eficiência do concorrente, mas por uma mera questão de transparência e dinâmica do mercado.

Considere o ambiente online, por exemplo. Não é novidade que o tal do shift to online, ou a transição do físico para o digital dos últimos meses, ganhou uma nova e real dimensão para as marcas. Em algumas situações, foi em razão da busca pela sobrevivência, em outras, de aproveitamento de oportunidade. O fato é que o digital, do ponto de vista do consumidor, significa um universo completamente novo de possibilidades – novas marcas, novos produtos, novas abordagens e soluções.

Preste atenção nesse dado da Euromonitor: 48% dos consumidores globais descobriram novas marcas usando as redes sociais nos últimos meses. Isso significa dizer que o universo digital expôs ainda mais o mercado. Aquelas marcas que se relacionam com o consumidor de forma apenas transacional estão correndo o risco de perderem o lugar para uma outra marca, que pode ser menos conhecida, mas que tem uma oferta similar, apenas por uma questão de visibilidade na rede.

Traduzindo: considere que, se você não tem a oferta do produto online, imediatamente o consumidor vai buscar outra marca que o atenda – e ele vai encontrar. Não uma, mas várias opções que podem ocupar seu espaço a um “google” de distância.

Esse tipo de alerta tem de causar ao menos três reflexões nas marcas.

  • Cuide de sua presença digital. Esteja disponível nos mais diversos canais e redes;
  • Cuide de prever a demanda para prever o estoque – estar presente no digital, mas não ter o produto para oferecer, é negligenciar esse poder de “descoberta” que está nas mãos do consumidor;
  • Esteja atento ao relacionamento com o cliente – o digital cada vez mais oferece formas de se relacionar de forma íntima com o consumidor (dados, dados e mais dados – personalização, personalização e mais personalização!). Se certifique de criar laços e não apenas ter uma relação comercial/transacional.

Pode parecer uma visão muito radical, mas na prática é isso mesmo. Negligência gera concorrência. E quem é que pode sustentar ser negligente com o consumidor num cenário como o atual?

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo BITTENCOURT

Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Conveniência e proximidade como partes da nova realidade do consumo

Próxima Postagem

Clubhouse supera TikTok em buscas; veja como a nova rede pode ajudar seu negócio

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real
Artigos

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025
IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento
Inovação

IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento

3 de junho de 2025
Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público
Foodservice

Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público

3 de junho de 2025
Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas
Artigos

Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas

3 de junho de 2025
Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo
Varejo

Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo

3 de junho de 2025
Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice
Artigos

Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Clubhouse supera TikTok em buscas; veja como a nova rede pode ajudar seu negócio

Clubhouse supera TikTok em buscas; veja como a nova rede pode ajudar seu negócio

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.