Em um cenário altamente competitivo, as empresas que adotam práticas eficazes de planejamento se sobressaem. Pesquisa recente da Neogrid e do Opinion Box aponta que a falta de produtos nas gôndolas deve ser um ponto de atenção para as marcas, uma vez que 33% dos consumidores buscam o item em outra loja quando não encontram o que procuram, enquanto 37% optam por comprar uma marca diferente.
A previsão de demanda é essencial para o êxito do negócio, sendo fundamental na tomada de decisões táticas, que vão desde a produção até o abastecimento. Com um bom planejamento, é possível maximizar a eficiência operacional, minimizar os custos de estoque e garantir a disponibilidade de produtos em gôndola, contribuindo para a satisfação e fidelização do cliente.
Na prática, trata-se de uma ferramenta que combina métodos quantitativos e qualitativos, incluindo histórico de vendas, tendências de mercado e variáveis externas que podem influenciar o comportamento do consumidor, como a sazonalidade e as condições econômicas. Essa ferramenta, quando aplicada corretamente, é capaz de prever a quantidade certa de produtos que deve estar disponível para o consumidor em um período futuro. Além disso, a interpretação dessas informações permite reconhecer padrões e criar insights.
Um exemplo claro disso ocorre em indústrias de itens periódicos, como brinquedos para o Natal. Ao empregar a estimativa de vendas com base nos registros do ano anterior e em oportunidades do setor, as indústrias adaptam sua produção para atender à demanda do mercado. Isso evita desperdício de recursos e desabastecimento, garantindo uma interação positiva com o público-alvo.
Nesse contexto, a tecnologia é, sem dúvida, uma aliada de peso, ao oferecer recursos avançados de diagnóstico que ajudam as organizações a tomar decisões mais precisas. Plataformas integradas viabilizam o controle em tempo real, ajustando as exigências de acordo com as mudanças no setor e otimizando a cadeia de suprimentos.
Com uma boa estratégia, é possível minimizar prejuízos, aprimorar a rotatividade e utilizar melhor o espaço disponível. É, ainda, um caminho seguro para a redução dos custos de manutenção, pois o gerenciamento das mercadorias se torna mais eficiente e menos oneroso. Uma perspectiva de vendas bem elaborada também ajuda em relação à produtividade, projeção de compras, planos de marketing e alocação de recursos.
Em qualquer segmento, a análise das estatísticas obtidas por meio de projeções oferece elementos-chave para fazer escolhas mais assertivas, avaliar o potencial do mercado e identificar novas oportunidades. Preparar-se para as expectativas do consumidor não é apenas uma questão de previsibilidade, mas de empregar dados reais para antecipar os desejos do cliente.
Anna Carolina Fercher é coordenadora de Atendimento ao Cliente e Dados Estratégicos da Neogrid.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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