Pequenos negócios pretendem investir para estimular vendas

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Os empresários das micro e pequenas empresas estão otimistas com a economia e com os resultados positivos de 2019 e pretendem investir mais em seus negócios este ano. É o que mostra a Pesquisa Especial de Início de Ano, feita pelo Sebrae entre os meses de janeiro e fevereiro, que levantou as estratégias empresariais para 2020.

Dos 2.683 entrevistados, 71% afirmaram que irão adotar medidas para estimular suas vendas, sendo que 33% (ou um a cada três empreendedores) planejam criar ações de propaganda e marketing como estímulo para impulsionar seus rendimentos.

A pesquisa confirma outros levantamentos feitos pelo Sebrae que mostra uma recuperação do grau de confiança na recuperação da economia, uma vez que que três em cada cinco entrevistados (60%) declaram pretender realizar algum investimento em 2020.

Em praticamente todas as segmentações avaliadas pela pesquisa, o interesse em investir em propaganda e marketing, no aumento da variedade de produtos e na realização de cursos e treinamentos se destacaram como as estratégias mais citadas para alavancar os negócios.

Os percentuais com relação aos que pretendem realizar investimento este ano, crescem na proporção em que se eleva o nível de escolaridade dos entrevistados e em função dos portes das respectivas empresas.

Os empresários de nível superior ou mais, são os que mais pretendem investir (61%), enquanto os empreendedores com curso médio aparecem na segunda colocação (60%). Quanto ao porte, o maior número dos empreendedores que pretendem investir está entre as EPPs.

Otimismo

A pesquisa revelou ainda que 17% dos proprietários de MPE querem que o governo priorize ações de controle da inflação e 14% pediram a adoção de iniciativas para controle de gastos.

Para 35% deles, o que mais tem pressionado para cima os custos de seu empreendimento são os impostos e taxas municipais. Em seguida vêm o preço dos combustíveis (15%) e custo de matérias-primas e mercadoria (que somam 12%).

Mesmo assim, os empreendedores estão otimistas, sendo que 89% (nove em cada 10) afirmam que 2020 será bem melhor que 2019, e que o ano passado foi melhor que 2018.

Um total de 48% dos comerciantes avaliaram que as vendas do Natal foram significativas e 58% destacaram que vão manter os funcionários contratados temporariamente para a data.

Segundo os donos de pequenas empresas, os principais benefícios de ser empresário são aspectos voltados à renda (32%) e à independência financeira (25%), seguidos da possibilidade de conciliar melhor trabalho e família (23%), além de aspectos relacionados à auto realização como empreendedor (16%).

60% dos empresários ouvidos na pesquisa disseram que farão investimentos em suas empresas; sendo que para 47% desses entrevistados, modernizar seu negócio é o objetivo principal para 2020.

Essa tendência está fortemente relacionada ao porte das empresas, sendo mais intensa quanto maior o tamanho dos empreendimentos.

Expectativa de investimento

Outros números da Pesquisa

* Imagem reprodução

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