O Dia do Consumidor deste ano, que acontece no próximo dia 15, deve superar os resultados de 2023 em termos de faturamento, conforme projeção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), devido ao cenário econômico mais favorável, como a queda no desemprego, que ocasiona a capacidade de mais pessoas consumirem. Além disso, a redução da inflação e o ciclo de quedas da taxa básica de juros do país, a Selic, poderão influenciar nas vendas do período.
A FecomercioSP considera a data de grande importância para o impulsionamento das vendas no varejo, o que também impacta os dias seguintes, pois as promoções se estendem durante o fim de semana, incluindo as ofertas que começam a ser feitas já no começo do mês.
A data, conhecida como a “Black Friday do primeiro semestre”, gerou uma receita de R$ 618,7 milhões para o setor varejista em 2023, segundo estimativa da consultoria Neotrust, apresentando uma queda de 20,8% em relação a 2022.
No ano passado, no intervalo entre 1º e 15 de março, a Neotrust apurou que o faturamento médio diário do varejo foi de R$ 448,7 milhões, um montante 7,8% superior à média diária de janeiro.
Semana do Consumidor
Diversas iniciativas podem ser adotadas pelos lojistas para atrair clientes e aumentar o faturamento, não apenas na data, mas durante toda a semana do consumidor. Pensando nisso, a FecomercioSP reuniu algumas dicas que visam ajudar os empresários a aproveitarem ao máximo esse período de oportunidades no varejo.
- Pesquisas de mercado: Buscar e realizar pesquisas de mercado realizadas por agências sobre preferências e tendências de produtos para a data. Considerar os últimos lançamentos disponíveis e selecionar itens parados nos estoques ou relacionados a períodos sazonais específicos, como o verão, para movimentá-los por meio de descontos com condições especiais.
- Extensão das ações: Estender as ações promocionais não apenas para o Dia do Consumidor, mas também para o período da Semana do Consumidor. Criar campanhas de descontos em canais digitais, como marketplaces, em momentos distintos, e pensar em ofertas exclusivas para clientes antigos ou condições diferenciadas para atrair novos consumidores nas lojas físicas.
- Promoções atrativas: Oferecer descontos reais e atrativos, acompanhando a variação dos preços e promovendo campanhas subsidiadas por plataformas em marketplaces. Nas lojas físicas, agregar produtos às vendas com promoções como descontos na segunda unidade ou “compre 2 e pague 2”.
- Facilidades de pagamento e entrega: Oferecer valores mais atrativos para pagamento usando o Pix para reforçar o caixa de forma imediata, além de disponibilizar entregas gratuitas a partir de determinados valores para diminuir os custos com máquinas de pagamento e evitar a desistência da compra por causa do preço do frete.
- Investir na experiência do cliente: Investir na melhoria da experiência do cliente na loja física ou no marketplace, considerando aspectos como conferência do estoque e de materiais de expedição, afinamento dos prazos de envio no e-commerce, verificação dos preços das etiquetas nas lojas físicas, treinamento dos funcionários para oferecer os produtos das promoções, incentivo ao pagamento por PIX e utilização das redes sociais para divulgação externa da data.
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