Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Heineken expande programa de reciclagem de vidro para 10 capitais

Com o uso de máquinas de coleta e trituração de vidro, a empresa busca reduzir o desperdício e promover a reciclagem do material

Redação de Redação
12 de maio de 2023
no Destaque do dia, ESG, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Heineken expande programa de reciclagem de vidro para várias capitais brasileiras

A Heineken lançou nova etapa do Programa Volte Sempre, em parceria com Owens Illinois e Grupo Seiva, através da plataforma Green Your City, que visa celerar a agenda de circularidade da companhia e conscientizar o consumidor sobre a importância do retorno do vidro à cadeia produtiva. Com o uso de máquinas de coleta e trituração de vidro, a empresa busca reduzir o desperdício e promover a reciclagem do material na indústria cervejeira.

O projeto, que funciona em Belo Horizonte desde 2018 será expandida para 10 capitais: Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. Ao todo, serão instaladas 125 máquinas 4r Glass, que são fabricadas pela startup Grupo Seiva, em condomínios residenciais e supermercados dessas cidades. Para depositar as garrafas, basta se dirigir até a máquina, se identificar usando o número de celular e inserir uma garrafa de cada vez.

“Implementar o Volte Sempre em escala nacional é um grande passo para a Heineken. Com o programa, vamos aproximar o consumidor da reciclagem de vidro, criando mais uma maneira de entender, enxergar e praticar a circularidade onde ele é um dos protagonistas”, afirma Eduardo Picarelli, diretor da Business Unit da Heineken no Brasil.

Cashback para o consumidor

A ação também possui um sistema de cashback, concedido ao consumidor maior de 18 anos através do app Ponto Caco. Cada embalagem de vidro depositada nas máquinas equivale a um ponto, que  equivale a R$ 0,10 de desconto na compra de um produto Heineken em um supermercado parceiro.

A Heineken estima que mais de 37 milhões de pessoas devem ser impactadas pela iniciativa nos próximos três anos. Com a instalação dessas máquinas, cerca de 5 mil toneladas de vidro serão recicladas e terão destino correto, impedindo a emissão de 6,5 mil toneladas de CO² na atmosfera e reduzindo a extração de 10 mil toneladas de matéria-prima da natureza. Além disso, a iniciativa deve gerar uma economia de gastos públicos de mais de R$ 3 milhões.

“Os benefícios abarcam desde os donos de bares e restaurantes, constantemente penalizados devido à complexidade e altos custos da gestão do resíduo, até os fabricantes que enfrentam a falta de vidro no mercado nacional”, diz Daniel Nascimento, CEO do Grupo Seiva.

Circularidade nos bares e restaurantes

Uma segunda iniciativa foi lançada para aumentar a circularidade em bares e restaurantes parceiros. Com as máquinas JM Sand, as embalagens de vidro descartáveis serão trituradas e armazenadas em bombonas, gerando economia em sacos de lixo e produtos de limpeza.

O material será recolhido por equipes do Grupo Seiva e destinado à Owens Illinois para ser transformado em novas garrafas. A meta é ter 143 máquinas em operação até junho de 2023 e 763 máquinas até 2025 em quatro cidades brasileiras. O objetivo final é ser 100% circular em bares e restaurantes até 2025.

Essa iniciativa tem como objetivo coletar 115 mil toneladas de vidro em um período de 5 anos, reduzindo a emissão de CO² e a extração de matéria-prima da natureza. Além disso, a iniciativa prevê uma economia de R$ 57 milhões em gastos públicos e a maximização dos volumes comercializados para a indústria, reduzindo o custo de produção de novas embalagens. A expectativa é também reduzir em mais de 115 mil toneladas os resíduos vítreos destinados aos aterros.

“Tornar a nossa cadeia produtiva ainda mais sustentável faz parte da missão da marca de contribuir para cidades mais verdes”, afirma Picarelli.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

MRV&Co tem lucro líquido consolidado de R$ 30,6 milhões no 1º trimestre, queda de 57%

Próxima Postagem

Casas Bahia lança campanha “Compre de uma mãe” para incentivar mães empreendedoras

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil
Economia

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago
NRA Show

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Empreendedorismo digital: 7 em cada 10 PMEs online são compostas por apenas uma pessoa

Casas Bahia lança campanha “Compre de uma mãe” para incentivar mães empreendedoras

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.