A Heineken lançou nova etapa do Programa Volte Sempre, em parceria com Owens Illinois e Grupo Seiva, através da plataforma Green Your City, que visa celerar a agenda de circularidade da companhia e conscientizar o consumidor sobre a importância do retorno do vidro à cadeia produtiva. Com o uso de máquinas de coleta e trituração de vidro, a empresa busca reduzir o desperdício e promover a reciclagem do material na indústria cervejeira.
O projeto, que funciona em Belo Horizonte desde 2018 será expandida para 10 capitais: Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. Ao todo, serão instaladas 125 máquinas 4r Glass, que são fabricadas pela startup Grupo Seiva, em condomínios residenciais e supermercados dessas cidades. Para depositar as garrafas, basta se dirigir até a máquina, se identificar usando o número de celular e inserir uma garrafa de cada vez.
“Implementar o Volte Sempre em escala nacional é um grande passo para a Heineken. Com o programa, vamos aproximar o consumidor da reciclagem de vidro, criando mais uma maneira de entender, enxergar e praticar a circularidade onde ele é um dos protagonistas”, afirma Eduardo Picarelli, diretor da Business Unit da Heineken no Brasil.
Cashback para o consumidor
A ação também possui um sistema de cashback, concedido ao consumidor maior de 18 anos através do app Ponto Caco. Cada embalagem de vidro depositada nas máquinas equivale a um ponto, que equivale a R$ 0,10 de desconto na compra de um produto Heineken em um supermercado parceiro.
A Heineken estima que mais de 37 milhões de pessoas devem ser impactadas pela iniciativa nos próximos três anos. Com a instalação dessas máquinas, cerca de 5 mil toneladas de vidro serão recicladas e terão destino correto, impedindo a emissão de 6,5 mil toneladas de CO² na atmosfera e reduzindo a extração de 10 mil toneladas de matéria-prima da natureza. Além disso, a iniciativa deve gerar uma economia de gastos públicos de mais de R$ 3 milhões.
“Os benefícios abarcam desde os donos de bares e restaurantes, constantemente penalizados devido à complexidade e altos custos da gestão do resíduo, até os fabricantes que enfrentam a falta de vidro no mercado nacional”, diz Daniel Nascimento, CEO do Grupo Seiva.
Circularidade nos bares e restaurantes
Uma segunda iniciativa foi lançada para aumentar a circularidade em bares e restaurantes parceiros. Com as máquinas JM Sand, as embalagens de vidro descartáveis serão trituradas e armazenadas em bombonas, gerando economia em sacos de lixo e produtos de limpeza.
O material será recolhido por equipes do Grupo Seiva e destinado à Owens Illinois para ser transformado em novas garrafas. A meta é ter 143 máquinas em operação até junho de 2023 e 763 máquinas até 2025 em quatro cidades brasileiras. O objetivo final é ser 100% circular em bares e restaurantes até 2025.
Essa iniciativa tem como objetivo coletar 115 mil toneladas de vidro em um período de 5 anos, reduzindo a emissão de CO² e a extração de matéria-prima da natureza. Além disso, a iniciativa prevê uma economia de R$ 57 milhões em gastos públicos e a maximização dos volumes comercializados para a indústria, reduzindo o custo de produção de novas embalagens. A expectativa é também reduzir em mais de 115 mil toneladas os resíduos vítreos destinados aos aterros.
“Tornar a nossa cadeia produtiva ainda mais sustentável faz parte da missão da marca de contribuir para cidades mais verdes”, afirma Picarelli.
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