Três em cada 10 brasileiros preferem fazer compras com pagamento digital

Adyen aponta que as pessoas estão progressivamente deixando de utilizar o dinheiro em espécie

A pesquisa indica que os consumidores reconhecem o potencial de crescimento da digitalização nos próximos anos e que isso deverá impactar positivamente os pagamentos. Mais de um quarto (26%) dos consumidores acreditam que a sociedade deveria abolir o uso do dinheiro no próximo ano e 31% consideram que isso ocorrerá entre 3 e 5 anos.

“O consumidor tem valorizado a conveniência da digitalização do dinheiro. O Pix foi um ótimo propulsor, acelerando a adoção e a curva de aprendizado do usuário, que passou a experimentar outras tecnologias em sua rotina, como as carteiras digitais e as transações por aproximação”, explica Renato Migliacci, vice-presidente de Vendas da Adyen Brasil.

A busca por métodos mais ágeis e simplificados influencia na preferência pelo pagamento digital e cerca de 18% desejam concluir suas transações em poucos cliques, inserindo o mínimo de informações possível.

Os consumidores do País estão à frente da média global em tecnologias de segurança: 30% já utilizam biometria, como impressão digital ou reconhecimento facial, para autenticar transações online ou presenciais, contra 18% dos outros países.

“Somam-se a isso a modernidade e a robustez do ecossistema de pagamentos e do parque de terminais brasileiros, que trazem confiança e segurança para que parte dos consumidores não carreguem mais a carteira. Trata-se de uma transformação comportamental, resultado de anos de investimento do setor”, acrescenta Migliacci.

Papel das empresas

O Relatório Varejo 2024 revelou que mais da metade dos brasileiros (59%) saem das lojas físicas e 46% desistem de comprar online se não puderem pagar como desejam, o que o quanto desejam jornadas de compras personalizadas.

Cinco em cada dez empresas brasileiras já aceitam pagamentos por meio de carteiras digitais, como Apple Pay, Google Pay ou PayPal, por exemplo, quase o dobro da média global, de 28%. Além disso, 25% dos varejistas brasileiros permitem checkouts online com apenas um clique, bem acima dos 19% de outros países.

“Enquanto os consumidores buscam conveniência, cabe às empresas fornecer o que está ao alcance em termos de serviços e métodos de pagamento, alinhados com as preferências do cliente. O investimento na jornada de pagamento também previne impactos negativos na taxa de autorização de transações legítimas e em fraudes”, destaca o executivo.

No que diz respeito ao uso de tokenização, que é a tecnologia que converte os dados dos cartões em códigos personalizados, as empresas brasileiras estão à frente da média global, com 25%, contra 16%.

Os varejistas brasileiros (27%) ainda utilizam diferentes provedores de pagamentos para transações online e na loja física, destacando que o varejo tem capacidade para melhorar as experiências de pagamentos e aumentar as taxas de autorização de transações legítimas.

Imagem: Shutterstock

Redação

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