Público mais maduro faz mais compras em farmácia online

Ao contrário daquilo que acontece na maioria das plataformas digitais, não são os mais jovens que compram pela internet medicamentos sem a necessidade de prescrição médica, produtos de higiene pessoal, itens de beleza e perfumaria. Pesquisa realizada pelo marketplace de drogarias e empresas de cosméticos Farmácias APP, com base nas compras realizadas na plataforma no 1º trimestre de 2018, concluiu que os usuários mais “maduros” predominam. As pessoas entre 35 e 44 anos são responsáveis por 62% das transações. Na sequência, aparece a faixa etária de 25 a 34 anos, com 21% das compras.

De acordo com Robson Michel Parzianello, CTO do Farmácias APP, o panorama constatado no levantamento mostra que o perfil dos compradores é de consumidores que já adquirem diversos produtos e serviços pela web com uma certa frequência. “Como os mais jovens ainda não possuem tantas preocupações com o assunto, é natural que as pessoas mais velhas sejam os usuários com maior recorrência de compra”, argumentou.

O executivo informou também que as maiores exigências do público consumidor no canal envolvem a agilidade e economia. “Geralmente os produtos comprados pelos usuários possuem percentuais atrativos de descontos, acima de 30%, e com prazo de entrega em poucos dias”, complementou. Com 64% de participação, os medicamentos lideram a comercialização na plataforma, seguidos por produtos de higiene (20%) e itens de perfumaria/cosméticos (16%).

Outra curiosidade apontada pelo levantamento é o fato dos homens gastarem mais do que as mulheres. No 1º trimestre, o Farmácias APP apurou que o ticket médio mensal deles foi de R$ 182, número 46% superior em relação às mulheres (R$ 124). Vale destacar que a diferença percentual de gênero é mínima, com os homens representando 51% dos usuários ativos e as mulheres 49%.

Em virtude da possibilidade de parcelamento, o cartão de crédito lidera a preferência dos consumidores no ato da compra, com 62% das transações. No entanto, os descontos disponibilizados pelas marcas anunciantes fazem com que boleto bancário registre crescimento mensal contínuo, representando hoje 38% das vendas.

*Imagem reprodução

Sair da versão mobile