O consumidor brasileiro passou a sair e comprar mais alimentos e bebidas fora de casa, representando um aumento de mais de 1,6%, em comparação com o mesmo período de 2022. A Coca-Cola foi a marca mais escolhida no primeiro trimestre de 2023, seguida por Bauducco e Lacta.
Segundo dados do ranking “Brand Footprint Brasil“, elaborado pela Kantar, com 4.105 consumidores de sete regiões metropolitanas, avaliou mais de 160 marcas. A métrica usada no estudo foi denominada “Consumer Reach Point” (CRP), que calcula a quantidade de famílias que compram produtos de determinada marca e a frequência com que isso ocorre.
A pesquisa mostra que a Coca-Cola registrou um total de 184 milhões de CRPs, enquanto outras marcas, como Bauducco e Lacta, apresentaram 43 milhões de CRPs e 35 milhões de CRPs, respectivamente.
Produtos como snacks doces ganharam destaque no ranking, com Bis (9º) e Freegells (19º) subindo 11 posições. Na categoria de bebidas, diversas marcas mantiveram suas posições na lista, e a Tang apresentou o maior desempenho, subindo da 35ª para a 16ª posição.
De modo geral, 24% das 50 marcas mais consumidas cresceram apenas em frequência de clientes, e 14% apenas na penetração de mercado. Enquanto isso, 36% apresentaram alta em ambos os parâmetros.
Canais de venda
O estudo da Kantar ainda revela que os consumidores estão mais adeptos à omnicalidade, cerca de 50% visitaram oito ou mais canais no primeiro trimestre de 2023, um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2022, segundo a Kantar. As marcas tendem a diversificar os canais de vendas de acordo com o desempenho.
Os canais de vendas que mostraram o melhor desempenho foram:
- Hiper e supermercados (+22 CRP)
- Ambulantes (+18 CRP)
- Bares (+4,3 CRP)
Quanto aos motivos de consumo, os brasileiros voltam a buscar razões básicas, como sabor (+25,8 CRP), vontade (+11,5 CRP) e hábito (+8,6 CRP).
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