As vendas do e-commerce brasileiro cresceram 97% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado, mostram dados do Mastercard SpendingPulse, índice que rastreia as vendas gerais de varejo em todos os tipos de pagamento, incluindo dinheiro e cheque. Além disso, a média de crescimento dos últimos três meses (julho, agosto e setembro) foi de 81,5% na comparação com os 13,4% do mesmo período de 2019.
“Vimos as compras online praticamente dobrarem no comparativo ano a ano, o que indica que a confiança do consumidor está melhorando, apesar de o ambiente econômico ainda ser desafiador”, afirma Cesar Fukushima, diretor de Análise Avançada da Mastercard no Brasil.
O Mastercard SpendingPulse registrou que o volume total de vendas em setembro (excluídas as vendas de automóveis, materiais de construção, restaurantes e cama, mesa e banho) teve crescimento de 2,6% em relação ao mesmo período em 2019. A média dos últimos três meses ficou com crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Com relação ao desempenho do varejo, cinco setores tiveram crescimento acima do indicador total de vendas: supermercado, móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, combustíveis e artigos de uso pessoal e doméstico. O setor de vestuários foi o único com desempenho abaixo do varejo total.
Na comparação entre as regiões do País, Norte (3,3%) e Nordeste (3,5%) tiveram aumento acima da média, enquanto Sul (2,4%), Sudeste (0,6%) e Centro Oeste (1,7%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período em 2019.
Imagem: Reprodução