Mais da metade dos brasileiros farão compras de final de ano no e-commerce

A pandemia mudou a forma de comprar no mundo todo, impulsionando o crescimento do e-commerce e o uso dos pagamentos por aproximação. É o que mostra o estudo global da Visa “Back to Business, Holiday Edition”, que aponta que 54% dos brasileiros entrevistados vão realizar a maioria das compras de final de ano no comércio eletrônico.

A pesquisa mostra que, apesar da crise, os brasileiros estão otimistas: 89% pretendem fazer compras de Natal neste ano. A maioria (58%) deverá optar por apoiar o comércio de bairro e por concentrar mais da metade das suas compras nesses estabelecimentos, seja de forma presencial, seja online.

Além disso, os presentes digitais ganharão destaque: mais da metade (59%) planeja comprar produtos ou serviços nesse formato. Desses, 31% esperam dar mais vales-presentes digitais que no ano passado, seguidos por entretenimento digital (25%) e esportes eletrônicos – como jogos, acessórios e assinaturas (24%).

Pequenos negócios preparados

Do ponto de vista dos pequenos negócios, o cenário também é positivo, segundo a pesquisa “Back to Business, Holiday Edition”. Quase quatro em cada cinco PMEs brasileiras (78%) dizem que a época é muito relevante para seus negócios, destacando-se em relação ao restante do mundo, no qual 68% afirmam o mesmo globalmente.

Considerando-se exclusivamente os dados brasileiros, apenas 17% dos pequenos empreendedores afirmam que seus negócios não estão preparados para enfrentar o fluxo de vendas da alta temporada. Em relação aos preparativos para a demanda desse período, os empresários entrevistados disseram que os principais cuidados serão estender o horário comercial (resposta de 32%), digitalizar partes das operações comerciais (29%), investir mais em infraestrutura física (26%) e contratar mais pessoal para a operação (18%).

“O ano de 2020 foi extremamente desafiador para pequenas e médias empresas brasileiras, mas, principalmente, foi um ano que inspirou superação e a entrada de tantos negócios no mundo online. É muito animador enxergar no resultado da pesquisa que tanto os empreendedores quanto consumidores estão otimistas, e que já começaram os trabalhos para que as vendas e compras do final de ano sejam excelentes, diz Fernando Teles, country manager da Visa do Brasil.

Imagem: Reprodução

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist