A Moldura Minuto, rede de quadros e molduras, tem apostado nas chamadas franquias de rua no seu plano de expansão. Apenas em 2022, o número de lojas nesse modelo cresceu 350%. A estratégia segue uma tendência, que cresceu ainda mais na pandemia com o fechamento dos shoppings.
“As marcas e franqueadoras precisam estar atentas à movimentação do mercado, e nas oportunidades que surgem para potencializar a expansão e o crescimento, além de capacitar e desenvolver suas equipes comerciais de expansão para maior conversão de vendas e contratos de franquia”, afirma Joyce Nass, diretora de expansão da Moldura Minuto.
Entre as vantagens desse tipo de franquia, Joyce destaca a facilitação no processo de fidelização de clientes, o menor valor gasto com aluguel e a flexibilidade para decoração interna e alteração de fachada.
“O varejo de rua já vinha crescendo nos últimos 5 anos no Brasil e a pandemia acelerou essa expansão, com as pessoas preferindo ambientes abertos e com mais circulação de ar. Desse modo, a expansão do varejo na rua ganhou força e potencializou as vendas; na nossa rede, por exemplo, lojas de rua são as que mais frequentemente batem recordes de vendas”, diz.
Segundo a executiva, ao investir em uma franquia de rua, em 95% das vezes o novo franqueado não possui investimento em luvas de ponto comercial e o custo fixo pode ser reduzido em até 4 vezes, pela exclusão do valor do condomínio e fundo de propaganda.
“Ao longo do último ano, nós do mercado de franquias pudemos observar uma intensificação na procura dos investidores por este modelo de negócio, principalmente pelo fato de que o empreendedor que ingressar em uma rede não vai precisar criar a marca do zero e ainda vai contar com suporte de gente que tem anos de experiência.
Imagem: Divulgação