O Natal deverá gerar R$ 50 bilhões em compras de presentes, um aumento de 15,8% em relação ao ano passado, aponta pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). O levantamento, realizado em parceria com o Instituto Datafolha, indica que o gasto médio por consumidor será de R$ 446, ante R$ 418 em 2023. A pesquisa revela que 62% dos brasileiros planejam comprar presentes neste Natal, repetindo o índice do ano anterior.
Preferência por cartões e parcelamento
O cartão é apontado como o principal meio de pagamento, escolhido por 49% dos entrevistados (29% cartão de crédito e 20% cartão de débito). O Pix aparece na segunda posição com 40%, seguido pelo dinheiro em espécie (35%), boleto bancário (2%) e cartão de loja (1%). Entre os consumidores que pretendem usar o cartão de crédito, 77% afirmam que irão parcelar as compras, índice superior aos 75% registrados em 2023.
A preferência pelo cartão de pagamento se mantém em todas as regiões do país, liderada pelo Sudeste (55%). A tendência é semelhante entre homens (50%) e mulheres (48%) e entre as classes A/B (71%) e C (47%). Na faixa etária, o maior índice de utilização do cartão está entre os consumidores de 25 a 34 anos (53%).
Roupas e brinquedos dominam as intenções de compra
Roupas (60%) e brinquedos (42%) são os presentes mais citados na pesquisa, seguidos por calçados (18%) e perfumes e cosméticos (15%). Outros itens, como eletrônicos (5%) e acessórios (4%), foram menos mencionados.
Entre os que pretendem comprar presentes, 73% afirmam que vão optar por lojas físicas, enquanto 31% preferem o comércio online. As compras presenciais prevalecem em todas as regiões, com maior índice no Norte (83%) e menor no Sudeste (68%). Mulheres (74%) e homens (73%) também preferem lojas físicas.
Jovens têm maior intenção de compra
Os jovens lideram a intenção de compras, com índices de 74% entre os consumidores de 18 a 24 anos e 77% entre os de 25 a 34 anos. Por classe econômica, as classes A/B registram a maior intenção de compra (75%), seguidas pela classe C (64%) e D/E (49%).
O maior gasto médio por faixa etária é registrado entre pessoas com 60 anos ou mais (R$ 498). O valor médio diminui nas faixas mais jovens, chegando a R$ 351 entre consumidores de 18 a 24 anos. Entre os gêneros, homens pretendem gastar, em média, R$ 509, enquanto mulheres estimam um desembolso de R$ 379.
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