Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

NRF 2021: Responsabilidade social é um ativo necessário para as empresas

Redação de Redação
13 de janeiro de 2021
no Destaque do dia, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

A responsabilidade social tem sido cada vez mais inserida nas discussões de muitas empresas. Para discorrer sobre o assunto, a NRF 2021: Retail’s Big Show – Chapter 1 contou com Stephanie Wissink, diretora-gerente de Pesquisa do Consumidor na Jefferies e responsável por moderar o painel desta quarta-feira (13) sobre o tema. Ao lado dela estavam Kendra Clarke, vice-presidente de Ciência de Dados e Desenvolvimento de Produtos da sparks & honey; Ron Jarvis, diretor de Sustentabilidade da The Home Depot; e Dave Kimbell, presidente da Ulta Beauty.

Logo de início, Stephanie observou que ser socialmente responsável não é mais um ponto de distinção. É o que as partes interessadas, sejam clientes, funcionários e investidores de capital, esperam. Mas o que envolve atender a essa expectativa? A responsabilidade social é uma resposta? Uma agenda? Uma estratégia? Ou é simplesmente uma necessidade?

Para Kimbell, trata-se de uma necessidade e deve ser incorporada ao núcleo da empresa. “É algo impulsionado pelos consumidores que fazem escolhas sobre com quem desejam se alinhar, e a partir disso você constrói uma estratégia”, disse.

Jarvis, da Home Depot, concordou. Ele ainda observou que a visibilidade e a importância da responsabilidade social e da sustentabilidade aumentaram significativamente. “Temos milhares de fornecedores lançando seus produtos para nós”, disse ele. “Algumas décadas atrás, um em cada 30 mencionaria questões relacionadas a esse tema. Hoje, quase todos iniciam ou encerram suas apresentações com destaque para a sustentabilidade.”

Afetaando tudo e todo mundo

Ao ser questionada sobre como os dados e análises deveriam ser incluídos em um plano de responsabilidade social, Kendra Clarke foi enfática ao afirmar que a liderança deve pensar sobre essas questões da forma mais ampla possível. O pressuposto, segundo a executiva, é que a responsabilidade social é um centro de custos a ser controlado por métricas adequadas. “Isso afeta sua receita. Afeta tudo. Fazemos uma mudança e esperamos que ela apareça nos resultados de negócios”, disse.

Mas também é preciso, admitiram os executivos, ser ágil nas mudanças. Segundo as estimativas de Jarvis, as ideias de mudanças partem de duas frentes: de 80% a 90%, da base de fornecedores e funcionários, e de 10 a 20%, da liderança corporativa. A chave para a agilidade, sugeriu ele, está em compreender suas próprias suposições.

“Temos um ditado: conheça os negócios, sem surpresas. Se você sabe quais são seus impactos e os problemas que precisa resolver, você é ágil”, comentou. “O tempo é crítico. Se for um problema de responsabilidade social, precisamos estar trabalhando nisso. Seu objetivo deve ser fazer com que nenhum problema surja e surpreenda você. Fique à frente da curva.”

Para Kimbell, é preciso também que toda a empresa esteja envolvida na causa. “Se toda a empresa não estiver totalmente conectada a ela, isso quer dizer que nós, a equipe de liderança, não fizemos nosso trabalho. E se apenas ouvirmos a nós mesmos, provavelmente não vamos acertar.”

O risco de não fazer nada

Nessa linha, Kendra Clarke observou que, de muitas maneiras, a equipe de liderança pode ter os participantes menos bem informados. “Depois que você se tornar um líder nunca mais saberá como é estar na linha de frente. Podemos fazer estratégias em uma sala, mas não podemos fazer acontecer em uma sala. Portanto, certifique-se de que as pessoas que serão mais afetadas tenham voz”, sugeriu.

Observando que há riscos em assumir questões de responsabilidade social, Wissink perguntou aos debatedores sobre a inação e seus riscos. “Se for um pequeno problema, talvez a inação não seja um problema. Se for um grande problema, o risco de não responder a ele também é enorme. Se o mundo se moveu em uma determinada direção, e você não, você verá uma espécie de erosão lenta do que antes era uma base forte. A ação pode ser um risco, mas também pode cimentar sua conexão com um determinado público”, ponderou Kendra Clarke.

Kimbell complementou: “A inação é o maior risco. Você não pode agir sobre tudo, mas não pode ignorar o mundo enquanto ele muda.”

Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Nos EUA, Walmart e Ribbit Capital anunciam a criação de uma fintech

Próxima Postagem

NRF 2021: Varejo planeja investir em ‘dark stores’ e microcentros de distribuição

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
Economia

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos

13 de maio de 2025
Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil
Economia

Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil

13 de maio de 2025
Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir "fábricas de IA" na Arábia Saudita
Tecnologia

Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir “fábricas de IA” na Arábia Saudita

13 de maio de 2025
Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações
Logística

Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações

13 de maio de 2025
Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia
E-commerce

Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia

13 de maio de 2025
Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas
Economia

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

13 de maio de 2025
Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China
Economia

Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China

13 de maio de 2025
Com alta de receita, Natura reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre
Notícias

Com alta de receita, Natura&Co reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre

13 de maio de 2025
Próxima Postagem
NRF 2021: Varejo planeja investir em ‘dark stores’ e microcentros de distribuição

NRF 2021: Varejo planeja investir em 'dark stores' e microcentros de distribuição

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos

13 de maio de 2025
Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil

Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil

13 de maio de 2025
Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir "fábricas de IA" na Arábia Saudita

Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir “fábricas de IA” na Arábia Saudita

13 de maio de 2025
Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações

Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações

13 de maio de 2025
Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia

Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia

13 de maio de 2025
Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

13 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.