A plataforma de comércio eletrônico Shopee acaba de chegar a 2 milhões de vendedores brasileiros registrados. São micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), assim como grandes marcas na Shopee Oficial (Nivea, Reserva, Empório Nestlé, Faber-Castell, Mundo Danone, Philips e Black&Decker, entre outras). Mais de 85% das vendas do marketplace são de lojistas brasileiros.
“O forte comprometimento da Shopee para apoiar vendedores e comunidades brasileiras tem atraído cada vez mais empreendedores e marcas para o nosso marketplace. Capacitamos mais de 50 mil pessoas nos últimos 12 meses em mais de 20 tipos de aulas para ajudá-las na digitalização dos negócios e alavancagem de vendas. Além disso, temos feito um trabalho de acompanhamento de alguns negócios”, destaca o responsável pelo Marketing na Shopee Brasil, Felipe Piringer.
A Shopee mantém o Centro de Educação do Vendedor, um ambiente de aprendizagem virtual com webinars e cursos profissionais com vários módulos como “Aprenda a analisar o desempenho da sua loja”, “Venda mais com as ferramentas da Central de Marketing”, “Otimizando seus envios”, entre outros. Além disso, a Shopee mantém um grupo privado no Facebook para que os vendedores possam trocar conhecimento e informações.
Apoio aos vendedores
Além dos treinamentos, a Shopee conta com um programa de incubação para apoio ao vendedor assim que chega na plataforma. A iniciativa é gratuita e apenas para convidados. Com duração de quatro semanas, os profissionais da Shopee ajudam os lojistas no onboarding com estratégias para aumentar as vendas, como a utilização de ferramentas de marketing e publicidade, na melhoria do design da loja, entre outros.
Já para aqueles que estão há mais tempo na plataforma, a Shopee realiza visitas periódicas para alguns lojistas selecionados para apoiá-los no que for preciso. O suporte pode ser o compartilhamento de boas práticas operacionais ou até ajuda na resolução de problemas como melhor organizar o estoque, por exemplo. Esse programa está em fase piloto com presença em cidades selecionadas.
Desde julho de 2020, quando abriu o seu canal para os vendedores brasileiros, a Shopee reúne empreendedores de todas as regiões do Brasil. São empreendedores que encontraram na digitalização uma oportunidade de iniciar o seu próprio negócio, outros de aumentar os resultados de suas lojas, ou ainda aqueles que sentiram a necessidade de se reinventar no meio da pandemia.
Imagem: Divulgação