Gap explora novas categorias para enfrentar a crise

GAP Nova York

Quase todos os varejistas de roupas estão lutando com restrições de bloqueio, mas aqueles que já estavam lutando antes têm um caminho mais difícil pela frente – e isso inclui a Gap Inc. Em sua última tentativa de retornar à relevância, a Gap está buscando crescimento fora do vestuário com uma entrada em categorias nunca antes exploradas.

Como parte de um acordo com a empresa de licenciamento IMG, a Gap vai vender produtos nos espaços de decoração, móveis e tecidos. A Banana Republic, de propriedade da Gap, e Janie e Jack também estarão expandindo para novas categorias, ainda a serem nomeadas. Além disso, a Gap estará lançando equipamentos e produtos para cuidados com o bebê, presumivelmente sob as marcas de roupas para bebês existentes.

Em uma discussão online na semana passada, a decisão encontrou fãs e céticos entre os especialistas do RetailWire BrainTrust, com alguns como Ken Cassar , diretor da Cassarco Strategy and Analytics Consultants, vendo potencial para uma grande recompensa.

“Esta é uma boa jogada da Gap – a terceira grande reinvenção de seu modelo”, escreveu Cassar. “Todos os grandes varejistas da história americana se reinventaram pelo menos uma vez, com o passar dos tempos e das circunstâncias. Se a Gap conseguir fazer isso com sucesso, seria uma ótima história de varejo. Estou torcendo por eles!” 

Alguns, no entanto, consideraram a ação mal planejada, com a nova pandemia de coronavírus ainda afetando o varejo.

“Em tempos ‘normais’, eu seria a favor disso como um meio de diversificação, especialmente porque o vestuário está lutando”, escreveu Kathleen Fischer , diretora de marketing de varejo da enVista. “No entanto, no ambiente atual, o lançamento de um novo segmento não é ideal. A demanda é fraca, as cadeias de suprimentos estão quebradas e o dinheiro é escasso. A Gap seria melhor servida para tentar reforçar seu atual modelo de negócios antes de se ramificar em algo novo”.

“Se você está tendo problemas para engajar seu núcleo, mencione o cliente com que probabilidade será bem-sucedido na criação de ofertas para consumidores em categorias nas quais nunca competiu?” escreveu Ryan Mathews , CEO da Black Monk Consulting. “A diversificação costuma ser o refúgio de último recurso para empresas com baixo desempenho”.

A Gap está entre os varejistas que planejam começar a reabrir lentamente suas lojas, já que alguns estados e cidades dos EUA começam a suspender as restrições de bloqueio, segundo o The New York Times. A Gap planeja ter 800 de suas lojas Gap, Old Navy, Athleta e Banana Republic fazendo negócios novamente até o final do mês, em um movimento que a CEO Sonia Syngal chama de “responsavelmente agressiva”.

Com informações do portal Forbes.
* Imagem reprodução

Sair da versão mobile