A fim de dar mais autonomia ao caminhoneiro na entrega e coleta de cargas nos centros de distribuição, a ID Logistics desenvolveu um sistema que acelera parte do processo logístico. A solução já está em operação, e os planos são de expansão para outras regiões do País em que a operadora está presente.
A Easy Check-in, como foi batizada, aprimorou a comunicação na interação com as transportadoras, evitando processos manuais e repetitivos, além das filas para viabilizar a documentação de entrada e saída do armazém. O sistema agilizou essa etapa em 40%.
“Na ID Logistics, a inovação caminha junto com a eficiência operacional e o bem-estar dos nossos colaboradores. Neste caso, estamos olhando para os motoristas, essenciais na cadeia logística. Com o Easy Check-in, o processo é digital e autônomo, com totens de autoatendimento, instruções de segurança automatizadas e acompanhamento em tempo real via telas informativas e SMS”, afirma Bruno Giácomo, gerente de Melhoria Contínua.
No processo tradicional, o motorista precisava ir a dois guichês de atendimento — um na portaria do condomínio e outro no setor de expedição. Para isso, enfrentava filas, aguardando a disponibilidade dos atendentes.
A nova ferramenta da ID Logistics é uma solução de digitalização que se conecta ao banco de dados da carga, permitindo que o motorista execute o processo de entrada no armazém para realizar a sua descarga ou coleta. Ele insere as informações nos totens de autoatendimento, recebe a confirmação de entrada e instruções de segurança.
Em seguida, recebe atualizações sobre o status da carga por meio dos monitores informativos, além de mensagens SMS enviadas ao seu celular. Tudo isso reduz o contato do motorista com o atendente do armazém, trazendo mais agilidade e produtividade ao processo.
Imagem: Divulgação