No Brasil, dos cargos executivos nas 500 maiores empresas, apenas 13,6% são ocupados por mulheres. Os dados fazem parte de uma pesquisa sobre perfil social, racial e de gênero nas empresas brasileiras realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Instituto Ethos (2016).
Neste cenário, a história de Mary Barra, que assumiu o cargo de CEO da General Motors em 2013 e construiu uma carreira de sucesso, se torna ainda mais interessante. Sua trajetória está contada em detalhes no livro Estrada para o sucesso – A ascensão de Mary Barra, a mulher à frente da General Motors (Benvirá, R$ 39,90).
Na obra, a jornalista Laura Colby, repórter da Bloomberg News, em Nova York (EUA) e que já trabalhou em veículos como The Wall Street Journal, Fortune e International Herald Tribune, relata que, quando a executiva assumiu o cargo de CEO da GM, a empresa não estava em um bom momento, prestes a enfrentar um dos maiores recalls de sua história. À época, o mercado insinuou que ela estava no cargo apenas para passar uma imagem mais gentil da companhia durante um período de crise.
Mas a história foi diferente. A executiva começou a trabalhar na empresa com 18 anos e ocupou diversos cargos até chegar à presidência, tem muito a inspirar mulheres que desejam chegar ao topo na carreira.
O livro também destaca a relação das mulheres com o setor automobilístico, reforçando o crescimento da atuação delas em um ambiente dominado por homens.