A Tesla deverá elevar o preço do seu Modelo 3 na Europa, em resposta às novas tarifas que a União Europeia planeja impor a veículos elétricos fabricados na China. A empresa de carros elétricos de Elon Musk publicou a notícia em seus sites europeus nesta quinta-feira.
“Estamos prevendo a necessidade de aumentarmos os preços dos veículos Modelo 3 a partir de 1º de julho de 2024”, afirmou a empresa, em comunicado. “Isso se deve às tarifas de importação adicionais que provavelmente serão impostas aos veículos elétricos fabricados na China e vendidos na UE.”
A UE anunciou as tarifas extras, que variam de 17% e 38%, na quarta-feira, 12, em reação ao que considerou subsídios excessivos do governo chinês, que estariam prejudicando a concorrência com montadoras europeias.
A Tesla está sujeita a uma tarifa mais baixa da UE do que outras montadoras na China em função de subsídios possivelmente menores de Pequim, segundo analistas da Bernstein.
China acusa UE de violar normas internacionais
A China acusou a União Europeia (UE) de violar os princípios de mercado e as normas do comércio internacional ao anunciar a imposição de tarifas sobre veículos elétricos do país asiático, em decisão que segue medida semelhante dos Estados Unidos.
Em coletiva de imprensa, o porta-voz do ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian, alertou que Pequim “tomará todas as medidas” para proteger interesses e direitos próprios.
“Exortamos a UE a agir de acordo com o seu compromisso de apoiar o livre comércio e de se opor ao protecionismo, e a trabalhar conosco para defender a cooperação econômica e comercial entre as duas partes”, disse.
Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock