A NielsenIQ (NIQ) e a GfK SE (GfK) anunciaram nesta quinta, 13, que concluíram a fusão das duas empresas. A empresa combinada acumula mais de US$ 4 bilhões em vendas e mais de 30 mil clientes em mais de 100 países e reúne áreas complementares de especialização, integrando os insights da NIQ em bens de consumo de giro rápido e o conhecimento da GfK em tecnologia e bens de consumo duráveis.
A equipe de liderança executiva foi selecionada tanto da NIQ quanto da GfK. O CEO da NIQ, Jim Peck, comandará a empresa combinada, apoiado pela equipe de liderança. A empresa combinada manterá suas principais bases operacionais em Chicago, EUA, Nuremberg, Alemanha, e Genebra, Suíça.
“Estamos incrivelmente entusiasmados com a combinação dos pontos fortes dessas duas grandes empresas para criar o futuro da inteligência do consumidor”, disse Jim Peck. “Juntas, somos movidas pela cultura do mais – mais alcance global, mais cobertura omnichannel, mais dados granulares, mais insights sobre o consumidor e mais análises preditivas, o que resulta em mais insights acionáveis e crescimento para nossos clientes. O mais importante é que estamos reunindo especialistas inovadores do setor e culturas complementares, orientados pela integridade e pela busca incessante da mais alta qualidade de todos os tempos.”
Avanços tecnológicos
De forma independente, as duas empresas vinham fazendo investimentos significativos em cobertura omnichannel, ferramentas de inteligência empresarial e análise preditiva. “Nossos clientes atuais e futuros podem confiar que nossos quase 200 anos de experiência combinada no mercado, respaldados por tecnologia de ponta e um compromisso com novas coberturas, proporcionarão uma visão inigualável que os capacitará a tomar decisões críticas com confiança e a impulsionar seus negócios”, disse Lars Nordmark, Interim Chief Executive Officer e Chief Financial Officer da GfK.
A fusão gera uma série de investimentos para melhorar o desempenho, impulsionando o crescimento não apenas das indústrias já atendidas, mas da empresa combinada NIQ-GfK. A nova empresa está posicionada para fazer avançar a mensuração por meio de uma plataforma global nativa em nuvem. Com base em ativos de dados ainda mais abrangentes, as ferramentas intuitivas de inteligência de negócios oferecem leituras granulares do mercado e análises preditivas com base em IA generativa e ciência de dados. Esses avanços tecnológicos permitem uma visão rápida das tendências de um conjunto abrangente de indústrias, canais e produtos.
A assinatura do acordo para vender o negócio de Painel de Consumidores Europeus da GfK para a YouGov foi outro marco importante para a combinação planejada entre a GfK e a NIQ. A complementaridade da oferta da GfK com o portfólio da NIQ – que agrega inteligência de mercado e análises abrangentes sobre tecnologia e bens de consumo duráveis, juntamente com insights sobre marcas, marketing e consumidores de diferentes setores – é o que torna essa transação atraente para ambas as empresas, clientes e funcionários. A venda da GfK CP, um negócio que gerou cerca de 15% da receita anual da GfK, não altera a atratividade geral da combinação.
Imagem: Shutterstock