Desagradar um cliente é muito fácil, o maior desafio está em saber conquistá-lo.“O uso adequado da tecnologia pode ser um forte aliado no processo”, afirma Bruno Zago, diretor comercial da Cedro Technologies.
A empresa, que é provedora de soluções em consultoria, serviços de tecnologia e software, desenvolveu soluções inovadoras que contribuem diretamente com a melhoria sensorial de compra por meio de chatbots.
“O outrora rejeitado, o mercado de chatbots vem ganhando cada vez mais espaço e adesão no mercado. Além de tirar dúvidas do cliente e converter leads, auxiliam no fluxo de venda de produtos.
Nessa função, segundo Zago, o chatbot comporta-se como aquele funcionário de loja que lhe atende há anos. “Ele detecta seus gostos e sabe o que lhe agrada ou não. Apesar de parecer adivinhação, não é mágica e sim o bom uso de tecnologia preditiva. A partir do histórico de compras, dentro daquele site, o chatbot consegue direcionar o cliente aos produtos que contemplem melhor os gostos. Isso melhora nas vendas”, ressalta.
Para Zago, a ferramenta é um grande aliado do e-commerce, principalmente pelo seu poder de assertividade no gosto do cliente. “É cada vez mais comum vermos grandes empresas usando os bots, uma vez que custam menos do que um operador humano e são 24/7 – mas vale deixar claro que não substitui totalmente o trabalho de um atendente”, ponderou.
“Além de personalizar o atendimento e permitir que os clientes recebam informações precisas em múltiplos canais, o bot garante também que o assistente passe a compreender o comportamento de consumo dos seus clientes. A maioria das empresas que vendem on-line possuem uma infinidade de alternativas dentro de uma grande quantidade de categorias, o que dificulta muito o usuário final a encontrar o que busca. Para evitar essa dispersão, o bot pode ser configurado para realizar a navegação assistida com o consumidor. A partir do momento em que o cliente informa o tipo de produto que está interessado, o bot o ajuda, selecionando telas do site para que apareçam somente produtos de interesse. A tecnologia é um grande aliado neste processo”, finaliza Zago.
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