Apesar de um cenário econômico em baixa, 8 em cada 10 brasileiros das classes C e D ainda pretender dar presente no Dia dos Pais. Os dados são do levantamento feito pela Superdigital, fintech do Grupo Santander, que também mostrou um aumento de 12 pontos percentuais na intenção de compra em comparação com 2021.
Ao todo, foram entrevistadas 851 pessoas, entre os dias 21 e 27 de julho, em todas as regiões do país. Dentre eles, 35% afirmaram que vão gastar entre R$100 e R$200 no presente, ante 27% para mesma categoria no ano passado. Ainda para 2022, 29% destacaram gastar mais de R$200 e 25% entre R$50 e R$100.
Em relação à categoria de presente mais citada na pesquisa, o setor de roupas e acessórios correspondeu a 29% das intenções de compra. Na sequência, ficaram os perfumes, com 18%, os eletroeletrônicos, com 14%, e aparelho celular com 9%. Do total de entrevistados, 18% não decidiram qual será o presente e outros 11% afirmaram que pretendem dar algo que não estava listado na pesquisa.
O estudo também apontou u aumento na intenção de comprar em lojas físicas ante 2021, com 61% dizendo que sairão às ruas. Por outro lado, apenas 28% afirmaram que pretendem comprar pelo e-commerce , contra 33% em 2021.
Outro insight que a pesquisa trouxe foi com relação aos meios e formas de pagamento dos consumidores. Em comparação com o ano passado, aumentou a intenção de pessoas que pretendem parcelar a compra, com 27% tendo afirmado que vai usar cartão de crédito ante 22% em 2021. Para este ano, 21% disseram que vão pagar em dinheiro, 20% à vista no cartão de crédito, 14% no cartão de débito, 13% no PIX e 4% no boleto.
Segundo Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, é possível observar um aumento na intenção e compra por ser uma data relevante para o comércio varejista. “A pesquisa também aponta claramente que há maior tendência realizar pagamento parcelado, sendo claramente um reflexo de orçamentos mais apertados para as famílias das classes C e D”, complementou.
Imagem: Shutterstock