A rede de restaurantes La Guapa marca a virada de década do negócio com sua entrada no universo das franquias. Com 30 lojas próprias espalhadas pelo Brasil, a empresa mira expandir suas operações para diversos estados e países da América Latina.
Fábio Furquim, diretor de Franquias da La Guapa, disse que a empresa construiu uma base sólida de operações e reputação de qualidade nesses 10 anos. “Agora, queremos compartilhar com empreendedores que se identificam com a nossa visão”, afirma. “A franquia permite que escalemos o nosso modelo de negócio, preservando a essência da La Guapa, enquanto ampliamos nossa presença em novas regiões do Brasil”, completa.
Embora o cenário econômico seja desafiador, o setor de alimentação é o que mais cresce no País. No primeiro quadrimestre de 2024, as receitas dos serviços de alimentação cresceram 5,2%, quando comparadas ao mesmo período de 2023. O bom desempenho é ainda mais significativo ao considerar a base já elevada do início de 2023, que registrou uma alta de 7,4%.
“A La Guapa está estrategicamente posicionada para capitalizar sobre esse crescimento do setor, planejando uma expansão significativa por meio de franquias”, pontua Furquim. A ideia é levar novas unidades tanto para os grandes centros urbanos quanto para as cidades menores.
Desafios
Diante dos desafios que a transição para o modelo de franquias traz, Furquim destaca o controle de qualidade e a manutenção da cultura da marca como os mais significativos.
Para solucionar essa questão, a La Guapa está investindo em um rigoroso processo de seleção e treinamento de franqueados para garantir que os novos parceiros estejam alinhados com os valores e padrões da rede. A qualificação também se estende à equipe de colaboradores contratada para executar o estabelecimento.
“Foram implementados sistemas de suporte contínuo e auditorias regulares para assegurar que a experiência do La Guapa seja consistente em todas as unidades, independentemente de quem esteja operando a franquia”, diz o diretor.
Em relação aos produtos, os restaurantes franqueados serão abastecidos com empanadas da fábrica La Guapa, garantindo que toda rede comercialize empanadas com qualidade e autênticas da marca.
Furquim também destacou que a seleção de franqueados está baseada em uma combinação de experiência no setor, capacidade de gestão e conhecimento da região onde irá atuar alinhada com a cultura da La Guapa. “Buscamos parceiros que estejam comprometidos em oferecer a mesma qualidade e experiência que tornaram a La Guapa um sucesso e capacidade de investimento”, conclui.
Com informações de Mercado&Food
Imagens: Divulgação