Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Casas Bahia e RD Saúde lideram ranking dos grandes do varejo

Juntas, as 5 empresas somaram um faturamento de R$ 307,1 bilhões em 2023, ou 27,2% do faturamento das 300 maiores

Redação de Redação
13 de agosto de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Uncategorized, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Em parceria com o governo federal, Carrefour alcança 53 mil contratados do programa Bolsa Família

Liderado por Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Casas Bahia e RD Saúde, o ranking das maiores empresas varejistas do País somaram um faturamento de R$ 1,129 trilhão em 2023, 7,9% mais que no ano anterior. A edição 2024 do Ranking Cielo-SBVC 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro foi desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Em um ano bastante desafiador para o varejo brasileiro, as principais empresas do setor não viveram uma crise. Embora questões pontuais tenham feito com que diversas empresas enfrentassem cenários de restrição a crédito e recuperação judicial, o grupo das 300 maiores varejistas brasileiras continua crescendo, gerando empregos e movimentando a economia.

Considerando apenas as 216 empresas que declararam seus faturamentos nos últimos dois anos, o crescimento foi de 11,4%, muito acima dos 4,1% de alta do varejo restrito e dos 5,3% do varejo ampliado, segundo dados do IBGE.

Oportunidades e disciplina financeira

Segundo as análises feitas para o ranking, as grandes e médias empresas que crescem têm aproveitado as oportunidades e mantido a disciplina financeira e operacional. “Mais do que a influência de fatores macroeconômicos, o que realmente faz a diferença para as 300 maiores varejistas brasileiras é sua capacidade de utilizar dados para conhecer os consumidores e entregar propostas de valor sólidas”, afirma o presidente da SBVC, Eduardo Terra.

O faturamento de R$ 1,129 trilhão das 300 maiores varejistas brasileiras corresponde a 10,35% do PIB brasileiro, um indicativo claro da relevância que o setor tem na economia. Embora tenha interrompido um ciclo de três anos de expansão de dois dígitos em seu faturamento, o setor cresceu bem acima da economia brasileira. O PIB brasileiro, segundo o IBGE, teve em 2023 uma expansão de 2,9%, marcando o sétimo ano consecutivo em que o varejo supera o desempenho da economia como um todo. “O grupo das 300 maiores continua a crescer mais que o varejo em geral, mostrando que essas empresas têm sido capazes de entender os consumidores e responder melhor aos movimentos do mercado”, analisa Terra.

O Carrefour lidera mais uma vez a lista das maiores empresas do varejo brasileiro, com um faturamento bruto de R$ 115,4 bilhões. As 5 maiores empresas do Ranking (Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Grupo Casas Bahia e RD Saúde) somaram um faturamento de R$ 307,1 bilhões, ou 27,2% do faturamento das 300 maiores e 11,2% do faturamento total do varejo ampliado brasileiro.

“Mesmo diante de um cenário desafiador, o varejo se manteve em crescimento, combinando aquisições, aceleração do digital e abertura orgânica de lojas. Os dados do Ranking Cielo-SBVC 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro revelam a força e a resiliência das grandes empresas do setor, ao mesmo tempo em que confirmam características estruturais do nosso mercado, como baixa concentração e regionalismo. Fatores de inovação relevantes, como a diversificação das vendas digitais e o aumento da potência dos marketplaces, também estão nas análises do Ranking, mostrando a capacidade do varejo de enfrentar cenários complexos”, afirma Alberto Serrentino, vice-presidente da SBVC.

Números relevantes

Os principais destaques da edição 2024 do Ranking Cielo-SBVC são os seguintes:

  • As 300 maiores empresas faturaram R$ 1,129 trilhão em 2023. Considerando as 216 empresas que divulgaram seus faturamentos brutos em 2022 e 2023, o crescimento anual foi de 11,4%;
  • O Carrefour é a maior empresa de varejo do País, com um faturamento de R$ 115,4 bilhões;
  • As cinco maiores empresas de varejo responderam por 27,2% do faturamento total das empresas listadas no ranking, somando R$ 307,1 bilhões;
  • As dez maiores empresas de varejo responderam por 37,2% do faturamento total das empresas listadas no ranking, somando R$ 420 bilhões;
  • A digitalização do varejo continua acelerada. O número de empresas com e-commerce em operação subiu de 162 para 217 nos últimos quatro anos;
  • O setor com maior número de empresas no ranking é o de supermercados, com 157 representantes, dos quais quatro estão no top 10 do varejo;
  • O setor de moda, calçados e artigos esportivos, com 37 empresas, é o segundo com maior presença no ranking;
  • A Cacau Show é a empresa com mais lojas no Brasil, com 4.217 pontos de venda. Entre as maiores em número de lojas, a tônica é a forte presença do sistema de franquias como modelo de expansão.

O ranking dos 300

Chegando à sua décima edição, o ranking é um sinal claro das transformações do varejo na última década. “Em 2015, quando desenvolvemos este estudo pela primeira vez, vivíamos o início de uma profunda crise econômica. De lá para cá, tivemos um período de recuperação, uma pandemia e toda a transformação digital do varejo”, comenta o presidente da SBVC. “Estamos iniciando uma nova fase, em que fatores tão diversos quanto a Inteligência Artificial, o varejo cross border e as transformações socioeconômicas do País geram novos paradigmas, desafios e oportunidades”, acrescenta.

Nesta edição, o ranking tem como patrocinadora master a Cielo, que há 10 anos desenvolve o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), um dos mais destacados indicadores do desempenho do varejo brasileiro. “Para a Cielo, é motivo de orgulho ter uma parcela relevante das 300 maiores do varejo como nossas clientes. É um grupo de empresas resilientes, inovadoras e que encaram o futuro com otimismo, o que nos estimula a oferecer produtos e serviços ainda melhores. Como parceira do varejo há quase 30 anos, a Cielo está à disposição para oferecer uma experiência de pagamento que contemple fluidez, segurança e ubiquidade”, afirma Estanis Bassols, ceo da Cielo.

Em uma década de cobertura e análise do varejo, o Ranking Cielo-SBVC é uma clara demonstração da resiliência do setor. “Em meio a fusões, aquisições e transformações, o setor vem evoluindo, amadurecendo e se modernizando, sempre crescendo acima do PIB nacional e se mostrando cada vez mais relevante na sociedade”, afirma Eduardo Terra.

Fruto de um profundo trabalho de pesquisa, coleta de dados e análise realizado pela SBVC com apoio técnico da BTR-Educação e Consultoria, Varese Retail, Centro de Estudo e Pesquisa do Varejo (CEPEV – USP) e Käfer Content Studio.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Starbucks anuncia Brian Niccol novo CEO em meio a reestruturação e desafios de mercado

Próxima Postagem

Ninho amplia portfólio para mirar fase adulta de consumidores

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil
Economia

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago
NRA Show

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice
NRA Show

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações
Economia

Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Ninho

Ninho amplia portfólio para mirar fase adulta de consumidores

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.