A Alibaba fechou um acordo com a empresa russa de serviços de internet Mail.ru, com o objetivo de facilitar a conquista do mercado de comércio eletrônico da Rússia. O país conta com 70 milhões de internautas. A companhia russa ganhará maiores condições para competir com os rivais locais Wildberries e Yandex.
A joint venture avaliada em US$ 2 bilhões contou com a ajuda do governo russo, por meio do Fundo de Investimento Russo, em que investidores locais controlam coletivamente o novo negócio. O valor será divido em investimentos e aquisições.
A MegaFon PJSC venderá seus 10% do Mail.ru, para ter 24% do novo negócio. A chinesa deverá dobrar suas operações na Rússia por meio das empresas AliExpress e Tmall.
A maior parte das ações da Alibaba na Rússia tem tido como foco desenvolver estratégias além da China. Mike Evans, presidente do Alibaba afirmou: “no futuro, a Alibaba pretende construir um negócio local muito maior”.
A gigante estava em negociação com o Sberbank PJSC, o maior banco da Rússia. Porém, o negócio foi negado depois que a instituição bancária se associou a outra companhia.
*Informações retiradas do Estadão Conteúdo
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