Guilherme Loureiro, presidente e CEO do Walmart México & Central America, contou, durante o Latam Retail Show 2022, que havia um grande debate sobre o varejo de supermercados quando assumiu as unidades em 2016. Ao mesmo tempo em que se discutia o fim do varejo físico, notava-se que os consumidores do país estavam atrasados em relação ao e-commerce de outros por conta de sua estrutura.
Considerada a maior e mais lucrativa operação do Walmart fora dos Estados Unidos, o case da unidade localizada no México foi apresentado durante o primeiro dia do Latam Retail Show 2022, que começou nesta terça-feira (13) e segue até quinta (15) no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo é parceira de mídia e fará uma cobertura especial em tempo real do evento, a partir de um estúdio montado na área de exposições.
Enxergando o potencial inexplorado, a companhia decidiu centralizar seus planos de expansão nos consumidores. A unidade investiu em informação de dados para entender as particularidades do seu público-alvo e informatizar toda a sua cadeia de produção, garantindo a comunicação entre fornecedores e a entrega rápida dos produtos da loja.
Com perfil de compra restrito e pouco acesso à internet, o Walmart lançou serviços como telefonia e internet móvel para expandir as possibilidades de venda da unidade e linhas de crédito aos seus consumidores. Além disso, a marca remodelou seus pontos físicos e operações para que compras online fossem realizadas mais frequentemente.
“Há seis anos, bastava construir uma loja no lugar certo e o cliente vinha até a gente. Agora, através dos canais digitais, ele tem acesso a inúmeros produtos e serviços“, conta Loureiro.
Imagem: Gabriel Maciel