Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Web Summit 2018 – Só não dá para ignorar

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
13 de novembro de 2017
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

Foram quase 60 mil participantes de 170 países, 1200 palestrantes, 2000 startups, 1400 investidores, 3000 voluntários apoiando e 2500 jornalistas interagindo, debatendo, se conhecendo e comunicando em tempo real na nona edição do Websummit. Não só não pode ser ignorado, mas deveria, de fato, ser referenciado por sua proposta.

No mínimo, um evento ambicioso na sua concepção de estudar, debater e avaliar de forma ampla as mudanças precipitadas no mundo em todas as suas dimensões, incluindo aspectos econômicos, políticos, humanos, ambientais, sociais, de mobilidade, comportamentais e digitais. Para tentar se sintético.

De forma mais ambiciosa, a partir da concepção original de abrir espaço para que startups conectassem investidores num ambiente de troca intensa de aprendizados, o evento, nascido em Dublin e depois mudado para Lisboa, se tornou um grande hub de conexão e debates, muitas vezes um tanto superficiais pelo modelo proposto, mas abrangente o suficiente para gerar muito mais questões, insights e indagações do que respostas ante a diversidade de temas abrangidos.

O conceito do “caórdico”, criado por Dee Hock, ex-CEO da Visa, provavelmente nunca teria sido melhor aplicado para representar a combinação do caos com algum ordenamento que se assistiu no evento.

Numa outra tentativa de explicação, poderíamos nos referir a um “patchwork” (colcha de retalhos), onde as peças são aglutinadas, cada uma com uma forma, desenho e cores, compondo um grande mosaico da realidade global em transformação.

Inteligência artificial, igualdade racial e sexual, a transformação do emprego, as mudanças no comportamento das gerações futuras, os conflitos políticos, as questões ambientais e seu impacto na sociedade e na  geopolítica, mobilidade, evolução das cidades, os choques geracionais, o transporte autônomo, o sexo na era digital e o advento dos robots, a evolução da comunicação humana, não faltaram temas provocativos e atuais.

Apresentações e debates mais polêmicos replicavam muitas vêzes jogos com torcidas organizadas, onde manifestações eram ovacianadas por grupos pró e contra ideias e conceitos.

A presença de nomes icônicos no cenário global como Al Gore, o ex-presidente François Hollande, Stephen Hawkins (ainda que por vídeo), Brian Krzarnich (CEO da Intel), Mark Hurd (CEO da Oracle), Werner Vogels (CTO da Amazon), Brad Smith (Presidente da Microsoft), John Seifert (Chairman e CEO da Ogilvy), Jeff Holden (CPO do Uber), além de políticos, atletas, gurus de toda ordem, acadêmicos, jornalistas-âncoras, os robots humanóides Sophia e Einstein e muitos mais, que mobilizavam a audiência que chegava a milhares de pessoas na arena principal das apresentações no Altice Arena, na Feira Internacional de Lisboa.

Marcas, conceitos e negócios que se tornaram referência na visão e ambição dos jovens tocados pela diversidade digital, como Uber, Google, Facebook, Singularity Universitiy e outros, ocuparam espaços para mostrar suas visões e iniciativas, tendo o evento sido aproveitado para sinalizar novas propostas, como a do Uber, anunciando a partir de 2020 seu transporte aéreo em Los Angeles.

Qualquer tentativa de busca da síntese dos quatro dias do evento seria inócua, para não dizer impossível, já que sua proposta era exatamente o contrário, ou seja, mostrar a diversidade de comportamentos, tendências, enfoques e visões de um mundo cada vez mais amplo em sua complexidade, especialmente em tudo que diga respeito às reações humanas num cenário em profunda e ampla transformação.

O evento colocou Lisboa no epicentro dos debates sobre as mudanças que o Mundo vive, com suas contradições, desafios, oportunidades, ameaças e novas realidades. E precipitou também reflexões amplas sobre os caminhos diversos que emergem dessa pluralidade de estímulos.

Cabem análises mais abrangentes sobre como tudo isso impacta os diversos ambientes, especialmente o de negócios, a partir dessa recomposição do comportamento humano, em particular dos consumidores-cidadãos na sua interação com a tecnologia e o digital, no mundo atual e futuro, mudando referências, ambições, acesso às informações e nas suas inter-relações.

Mas, ao mesmo tempo, precisa ser avaliado o impacto que tudo isso traz aos colaboradores das empresas e negócios, cada vez mais ungidos e sensíveis ao apelo do empreendedorismo, especialmente digital, que cria uma nova geração de funcionários com ambições e perspectivas distintas em relação àquelas que as empresas se estruturaram para entender e atender.

Aparentemente não era proposta trazer resposta às amplas e abrangentes indagações que emergem dessa combinação plural de diversidade, especulação e provocação, mas sim instar o obrigatório repensar de absolutamente tudo relativo aos cenários emergentes.

E que cada um dos 60 mil presentes crie sua agenda pessoal de aprofundamento, sensibilização, priorização e mudança.

Só não pode ignorar. É amplo e ambicioso demais para passar batido.

 

NOTA. Nesta semana passada foi lançado o Programa Mercado & Consumo na TV que será exibido na rede Record News, em canais abertos e fechados, e que será também mostrado na Internet. Ele reúne notícias, informações, inovações e entrevistas envolvendo os setores de varejo, shopping center, e-commerce, franquias e food service e estará sempre destacando os principais movimentos do varejo e do consumo no Brasil e no Mundo. É mais uma iniciativa do Grupo GS& para contribuir para o desenvolvimento dos setores que atua.

Postagem anterior

Fermento demais…

Próxima Postagem

59,3 milhões de brasileiros estão com o nome sujo

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos
Economia

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira
Economia

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025
Economia

Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025

30 de maio de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027
Varejo

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

30 de maio de 2025
Novas descobertas sobre a síndrome do impostor
Artigos

Novas descobertas sobre a síndrome do impostor

30 de maio de 2025
Dentalclean chega ao mercado americano com operação na Amazon
E-commerce

Dentalclean chega ao mercado americano com operação no marketplace da Amazon

30 de maio de 2025
Desapegue do ex: Aramis lança ação de doação de peças de ex-parceiros no Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Aramis troca peças de ex por desconto em produtos

30 de maio de 2025
Próxima Postagem
Refis terá desconto de até 70% e vai incluir dívida pré-pandemia

59,3 milhões de brasileiros estão com o nome sujo

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
Trump Media anuncia conclusão de acordo para criação de reserva de US$ 2 bi em bitcoins

Trump Media anuncia conclusão de acordo para criação de reserva de US$ 2 bi em bitcoins

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Atraso em liberação de fundo para aéreas pesou em decisão sobre recuperação judicial, diz Azul

Atraso em liberação de fundo para aéreas pesou em decisão sobre recuperação judicial, diz Azul

30 de maio de 2025
meliuz-descontos-cashback-como-ganhar-dinheiro-de-volta-aplicativo-celular

Meliuz fará oferta primária de ações de até R$ 450 milhões para compra de bitcoin

30 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.