A B2W Digital fechará o ano de 2020 com 21 centros de Distribuição (CDs) localizados em 11 diferentes Estados brasileiros. Em outubro, foram abertas unidades nas cidades de Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Belém (PA), Estados onde a companhia ainda não possuía CDs. Até dezembro, Brasília (DF) também vai receber seu primeiro centro de distribuição.
Os novos CDs serão hubs urbanos para atendimento regionalizado, que permitirão que a companhia diminua os prazos de entrega nestes Estados, assim como o valor do frete, garantindo uma melhor e mais completa experiência de compra para os clientes. Os novos CDs também poderão receber produtos dos lojistas parceiros da B2W e das lojas físicas da Americanas.
“O e-commerce apresentou uma forte aceleração de vendas recentemente. No segundo trimestre deste ano, por exemplo, a B2W atingiu a maior venda da sua história. E acreditamos que este é um ponto de inflexão na trajetória do e-commerce no Brasil. Por isso, aceleramos o investimento para aumentar nossa presença em regiões como Nordeste, que apresenta o maior crescimento das vendas online do país e é muito estratégica para a companhia”, afirma o diretor de Relações com Investidores da B2W Digital, Raoni Lapagesse. “Com os novos CDs, seremos capazes de garantir entregas em até 24h para endereços em um raio de até 400 km de distância das capitais Salvador, Fortaleza, Belém e Brasília”, complementa.
Malha logística multimodal
Com os novos CDs, a B2W Digital passa a contar com unidades em todas as regiões brasileiras, distribuídas pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia, Ceará e Pará, além do Distrito Federal. Operados pela Let’s, plataforma de gestão compartilhada dos ativos de logística e distribuição da Americanas e da B2W, os centros de distribuição totalizarão uma área de mais de 800 mil m2.
Além dos centros de distribuição, a B2W Digital conta com uma malha logística multimodal que inclui 200 hubs, 1.700 lojas físicas da Americanas e 2.300 lojas físicas de parceiros, em todos os Estados brasileiros, além de 5.000 microtransportadoras e 20 mil entregadores.
Os entregadores – de bicicleta e moto – são conectados à plataforma Ame Flash, que possibilita entregas em até duas horas e que já superou a marca de 700 cidades atendidas. Aumentando a presença nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a empresa espera que os prazos de entrega em todo o Brasil sejam reduzidos em até 30%. Com isso, será possível garantir entregas em até 48 horas para mais de mil municípios brasileiros, incluindo todas as capitais onde os centros de distribuição estão localizados.
“Com investimentos contínuos em tecnologia e inovação aliados ao uso intensivo de dados, conseguimos oferecer soluções logísticas mais eficientes, otimizando nossas iniciativas O2O (online to offline). O O2O oferece a melhor combinação dos mundos físico e digital e já se estabeleceu como um importante serviço para atender melhor os clientes. Garantindo prazos de entrega cada vez menores, estimamos que até novembro, a B2W realizará, pelo menos, 40% de suas entregas em até 24 horas e no médio prazo estaremos entregando mais da metade dos pedidos em 1 dia”, comenta o diretor Raoni Lapagesse.
A malha logística também estendeu sua atuação no período noturno e conta agora com mais rotas dedicadas, o que permite inclusive a realização de entregas aos domingos. “No Aniversário Americanas deste ano, em agosto, entregamos 18 mil pedidos em só um domingo para nossos clientes”, afirma Raoni Lapagesse.
Aposta na Black Friday
Para a Black Friday, a B2W potencializou o B2W Fulfillment, serviço de logística que cuida do armazenamento do estoque ao atendimento pós-venda para o lojista parceiro, passando pelo manuseio, embalagem e envio dos pedidos. Com isso, além de facilitar a operação, é possível reduzir os valores do frete e otimizar os prazos de entrega para o cliente.
“Para estimular os parceiros a conhecerem nosso serviço de Fulfillment, estamos oferecendo, até o fim do ano, gratuidade no serviço para novas adesões, além de isenção de comissão sobre frete para os lojistas que já utilizam o serviço, benefícios importantíssimos às vésperas dos principais eventos do ano, como Black Friday e Natal”, finaliza Raoni Lapagesse.
Além dessas novidades, acaba de ser lançado o B2W Entrega Pesada, serviço oferecido aos lojistas parceiros da B2W, exclusivo no e-commerce brasileiro, que garante a coleta e entrega de itens acima de 30 quilos. Atualmente, o B2W Entrega atende a 96,8% dos mais de 69,8 mil lojistas cadastrados na plataforma de marketplace da B2W.
Imagem: Divulgação