Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Viagens de ônibus ganham luxos, sala VIP e até massagem

Movimento de oferta de ônibus mais confortáveis e mais seguros vem ocorrendo há cerca de cinco anos e se intensificou no pós-pandemia

Redação de Redação
13 de novembro de 2022
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Viagens de ônibus ganham luxos, sala VIP e até massagem

Em uma sala espaçosa, com poltronas, água e máquina de café próxima à Rodoviária da Barra Funda, em São Paulo, o militar aposentado Edivaldo Gama, de 66 anos, aguarda a partida de um ônibus com destino ao Rio de Janeiro, onde mora. “É muito melhor do que estar em uma rodoviária tumultuada”, diz. Ele passou um mês na capital paulista em visita à filha que recentemente se mudou para a cidade.

Acostumado a utilizar carro, avião ou ônibus convencional, Gama tinha diminuído as viagens por causa de problemas na coluna. O trajeto em automóvel precisaria ser feito em dois dias, com paradas no caminho e pernoite em hotel para descansar e prosseguir no dia seguinte, período para aliviar as dores. Já a passagem aérea entre Rio e São Paulo está cara, avalia.

A filha comentou com ele, então, sobre os ônibus “premium”, chamados Luxor, da Levare, viação com sede em São José do Rio Preto (SP), e Gama decidiu fazer o teste.

Há um mês, partiu do Rio em um veículo com poltrona reclinável a 180º, transformando-se em cama, com massageador acionado por controle, cobertor, travesseiro, tela de mídia individual, Wi-Fi, tomada para celular, cortinas de isolamento, além de um kit com bolachas, torradas, água e refrigerante.

Na sala VIP da Levare, enquanto esperava a viagem de retorno, na última quinta-feira, o aposentado disse que agora poderá visitar a filha com frequência, pois o preço da viagem com o conforto que precisa, de R$ 229, é similar ao de um ônibus rodoviário regular que não tem as mesmas mordomias e o obrigaria a ir até uma rodoviária para embarcar. “Sempre estão muito lotadas”, afirma.

“O transporte rodoviário de passageiros no Brasil vem passando por uma evolução significativa”, afirma Ricardo Portolan, diretor da Marcopolo, fabricante de ônibus que tem serviços de customização. Foi ela que desenvolveu e produziu o modelo G8, lançado em 2021 e customizado para atender a Levare, que, por sua vez, opera em parceria com a startup Buser na venda de passagens.

“Hoje, há opções de veículos double deck (dois andares) em que um andar é considerado como primeira classe, e o outro como executiva”, diz, numa comparação aos aviões. Nesse tipo de veículo, as poltronas usam “espuma da Nasa”, como são conhecidas por se adaptar ao corpo do usuário, e as luzes são de cromoterapia, diz o executivo.

Tendência

O movimento de oferta de ônibus mais confortáveis e mais seguros, em especial para as viagens além de 400 km, vem ocorrendo há cerca de cinco anos e se intensificou no pós-pandemia, relata Portolan. Atualmente, diz ele, as vendas totais de ônibus double deck – que também possibilitam divisões de categorias premium e econômica – são maiores do que as dos ônibus de um andar.

“Dormi como criança a viagem inteira”, conta Guilherme Faria, empresário do ramo de drones, de 33 anos, que pela primeira vez viajou em um ônibus de luxo de São José do Rio Preto a São Paulo – uma viagem de seis horas. “Achei bem confortável, limpo, e a parada foi em um local tranquilo.”

Faria e o empresário do ramo de vestuário Henrique Lima, de 25 anos, chegaram do interior paulista na manhã do dia 27 e aguardavam na sala vip da Luxor um transporte para o Aeroporto de Guarulhos, onde embarcariam em um voo para Milão, na Itália. Lima já fez várias viagens com os ônibus leito da empresa e indicou ao amigo.

Ele vem com frequência à capital paulista, e antes utilizava ônibus convencionais. Lima considera o que chama de transporte “VIP” melhor do que avião. “Saímos de Rio Preto à 1h, logo dormi e, quando acordei, já estávamos aqui.”

Apesar da duração maior da viagem em relação ao transporte aéreo, passageiros que estão optando pelo ônibus levam em conta o tempo de antecedência que precisam chegar ao aeroporto, as filas para passar pela segurança, além dos riscos de atraso, cancelamento de voos ou overbooking.

Custo

Em relação a preços, a passagem aérea mais em conta de São José do Rio Preto para São Paulo, comprada com um mês de antecedência, sai por R$ 371, com desembarque em Guarulhos, na Grande São Paulo. Da capital paulista para o Rio, custa no mínimo R$ 450, enquanto o trajeto para Ribeirão Preto, também oferecido pela Levare, é vendido a R$ 391.

A Buser, que também opera com ônibus de fretamento, informa que, de agosto a outubro deste ano, mais de 27 mil passageiros embarcaram em ônibus “premium” por meio de seus parceiros, o que representa uma demanda 11% maior em relação ao trimestre anterior.

Segundo a startup, os preços das passagens variam de acordo com a antecedência da compra e a empresa também costuma fazer promoções.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Os mercados autônomos e a revolução trazida para o varejo

Próxima Postagem

Clientes inadimplentes são realidade para 34% dos pequenos negócios

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

a exportação de carne de frango produzida pelo País está suspensa para 20 destinos
Economia

Suspensão de exportações de frango deve aliviar IPCA em até 0,10 pp nos próximos meses

25 de maio de 2025
Nuvemshop amplia portfólio com novas ferramentas para lojistas online
E-commerce

Nuvemshop amplia portfólio com novas ferramentas para lojistas online

25 de maio de 2025
OLX Magic usa IA para transformar marketplace em assistente de compras do consumidor
Inovação

OLX Magic usa IA para transformar marketplace em assistente de compras do consumidor

25 de maio de 2025
Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Indústria

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar
Inovação

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais
Economia

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples
Economia

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre
Economia

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Próxima Postagem
clientes inadimplentes

Clientes inadimplentes são realidade para 34% dos pequenos negócios

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

a exportação de carne de frango produzida pelo País está suspensa para 20 destinos

Suspensão de exportações de frango deve aliviar IPCA em até 0,10 pp nos próximos meses

25 de maio de 2025
Nuvemshop amplia portfólio com novas ferramentas para lojistas online

Nuvemshop amplia portfólio com novas ferramentas para lojistas online

25 de maio de 2025
OLX Magic usa IA para transformar marketplace em assistente de compras do consumidor

OLX Magic usa IA para transformar marketplace em assistente de compras do consumidor

25 de maio de 2025
Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.