A ExxonMobil anunciou nesta segunda-feira, 13, planos para produzir lítio para veículos elétricos a partir de 2027. A gigante de exploração de petróleo disse que começou uma operação de perfuração de lítio no Estado norte-americano do Arkansas, e pretende se tornar líder mundial na exploração do componente, fundamental para baterias de carros elétricos.
Em nota a clientes, a empresa afirma que, até 2030, pretende produzir lítio suficiente para suprir as necessidades de produção de mais de um milhão de veículos elétricos por ano.
A primeira operação vai acontecer em um espaço de 120 mil acres, cerca de 486 km, que a ExxonMobil adquiriu no começo deste ano.
Compra da Pioneer Natural Resources
A gigante petrolífera americana Exxon Mobil anunciou que fechou um acordo definitivo para a compra da exploradora de óleo de xisto Pioneer Natural Resources.
A fusão é uma transação que envolverá apenas ações, avaliada em US$ 59,5 bilhões, ou US$ 253 por ação, considerando-se o preço de fechamento da Exxon em 5 de outubro.
Pelo acordo, acionistas da Pioneer receberão 2,3234 ações da Exxon por cada ação da Pioneer quando o negócio for finalizado. Incluindo-se dívida líquida
A possível compra da Pioneer pela Exxon havia sido adiantada pelo The Wall Street Journal, no fim da semana passada.
Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock