Você provavelmente nunca ouviu falar da Adyen, mas, também provavelmente, já usou a tecnologia da empresa. Uma das paredes do escritório paulistano da empresa mostra algumas das parceiras: Uber, Netflix, Spotify, Airbnb, entre outros. Se você já fez algum pagamento usando uma dessas plataformas, então fez proveito da tecnologia fornecida pela Adyen.
Fundada em 2006 em Amsterdam, a empresa trabalha com pagamento digitais em diversos canais. Desde outubro, trouxe ao Brasil sua solução de adquirente (o papel feito por concorrentes como Cielo, Rede, entre outras). Mesmo assim, a atuação da Adyen continua exclusivamente para pagamentos online.
Mas o que faz da Adyen uma companhia tão atraente para grandes nomes da tecnologia? As soluções digitais da empresa podem substituir boa parte da cadeia de pagamentos tradicionais. Com isso, o fluxo de informações fica mais simples. Mas além disso, existe um fator importante: a tecnologia da empresa é capaz de entender por que um pagamento foi negado. Essa é uma conta de bilhões de dólares a depender do porte da empresa.
O próximo passo após a compreensão da negativa no pagamento é entender se é possível tentar novamente. Com isso, a Adyen entrega para vendedores uma taxa menor de transações negadas e um aumento nas conversões.
“O principal diferencial da Adyen hoje é a integração de antifraude, adquirência, gateway e conciliação de pagamentos. Não conhecemos nenhuma solução tão completa”, falou Wanderson Leal, CFO da Wine.com.br, em pronunciamento enviado pela Adyen a EXAME.com.
De 2014 para 2015, a companhia viu o processamento de transações dobrar: pulou de 25 bilhões de dólares para 50 bilhões de dólares. A expectativa é que essa taxa de crescimento continue e que a Adyen feche o ano tendo processado mais de 100 bilhões de dólares globalmente para seus 4.500 clientes.
Fonte: Exame